Engenheiros iniciam vistoria técnica no Terminal Triângulo

Engenheiros iniciam vistoria técnica no Terminal Triângulo

Destruído há quatro anos, telhado do terminal será recuperado pela iniciativa privada

Rádio Guaíba

Terminal Triângulo será recuperado pela iniciativa privada

publicidade

A Prefeitura de Porto Alegre e os engenheiros contratados pelo Grupo Zaffari iniciaram neste sábado uma análise na estrutura da cobertura do Terminal Triângulo, na zona Norte de Porto Alegre. A avaliação irá determinar o que precisa ser recuperado. Os trabalhos seguirão ao longo da semana e ao final, um laudo técnico será apresentado para que as obras de melhorias sejam contratadas. O cronograma de recuperação poderá ser divulgado após esta análise.

A recuperação do local será possível a partir de um Termo de Conversão em Área Pública (TCAP) assinado entre a prefeitura e o Grupo Zaffari no último dia 15 de janeiro. Trata-se e uma contrapartida negociada pela prefeitura com a empresa, que vai instalar um novo empreendimento na zona Norte da cidade. De acordo com o Decreto nº 18.431 de 22 de outubro de 2013, para a construção de empreendimento de grande porte, (terreno maior que 3.000,00m2), a empresa deve doar à prefeitura 20% da área, decorrente do parcelamento do solo, constante no Plano Diretor. Esta doação pode vir em forma de dinheiro ou conserto de um equipamento público. Como o terminal triângulo está há quatro anos sem cobertura, resultado de um temporal, e uma licitação para o conserto aumentaria o prazo de espera, a prefeitura decidiu utilizar este recurso para agilizar a reforma do local.

Cerca de 45 mil pessoas circulam diariamente pelo local. A estação é o segundo maior terminal de ônibus de Porto Alegre, ficando atrás apenas do Rui Barbosa, no Centro Histórico. O Triângulo recebe uma média de 950 ônibus diários, sendo 41 linhas urbanas e 200 interurbanas.

Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895