Entrega do Muro da Mauá revitalizado ocorrerá em 19 de novembro

Entrega do Muro da Mauá revitalizado ocorrerá em 19 de novembro

Com avanço das obras, solenidade foi antecipada em quatro meses

Felipe Samuel

Com avanço das obras, solenidade foi antecipada em quatro meses

publicidade

Quem acessa a avenida Mauá em direção ao Gasômetro, em Porto Alegre, já percebe algumas mudanças na pintura do muro na lateral da via. As intervenções no espaço, realizadas pelo consórcio Sinergy/HMídia, estão em estágio avançado. A solenidade de inauguração está marcada para 19 de novembro. O prazo inicial previsto pela prefeitura era 26 de março de 2022, data em que Porto Alegre comemora os seus 250 anos.

A maior parte da estrutura do muro está renovada, com a instalação de jardim vertical, iluminação cênica e abrigos de ônibus. O diretor da HMídia, João Pedro Nunes da Silveira, afirma que o projeto está praticamente 'alinhado', restando uma parte do acabamento e a reforma do calçamento e de canteiros, que acabou entrando na revitalização na última hora. "No dia 19 vamos fazer a apresentação ao Poder Público, mas antes, no dia 18, vamos estar com a equipe para fazer uma última avaliação da apresentação", destaca.

De acordo com Silveira, a ideia é contar a história da cidade em vários espaços ao longo dos 750 metros do muro. Estão previstas sessões com grandes personalidades, música, escritores, esporte, além de espaços para interatividade com QR Code, que trazem as informações sobre cada imagem mostrada. "O muro vai estar interagindo com a comunidade. De quatro em quatro meses vamos trocar a comunicação dos espaços para interatividade com QR Code para o público poder aprofundar as informações sobre o que está descrito", salienta.

A estrutura também vai contar com uma cascata, cujos primeiros testes ocorreram nesta sexta-feira. "Instalamos um letreiro com o nome da cidade acima da cascata, que vai ficar iluminada com led colorido. Vai ficar lindo", afirma. Silveira ressalta que o consórcio decidiu revitalizar calçadas e canteiros, cujas obras não estavam previstas inicialmente. "Não adianta ter um muro bonito e não estar funcionando. Por isso agregamos um orçamento maior. A calçada vai ser o portal de abertura do nosso novo visual com o Guaíba", frisa. A secretária municipal de Parcerias, Ana Pellini, elogia a rapidez e a dedicação dos profissionais envolvidos no projeto. E garante que o projeto será apresentado no dia 19 de novembro. "Estamos satisfeitos com o andamento da obra. Às vezes as empresas prometem e não cumprem, mas eles estão empenhados em fazer o melhor", afirma.


Mais Lidas


Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895