EPTC diz que adequação da BR 448 deve ser feita por executor da obra

EPTC diz que adequação da BR 448 deve ser feita por executor da obra

Cappellari ressaltou que acesso da Rodovia do Parque em Porto Alegre ficará fechado até impasse ser resolvido

Correio do Povo

publicidade

Caso não ocorra a adequação no acesso à BR 448 até o dia da inauguração, previsto para o dia 20 deste mês, a alça da Rodovia do Parque permanecerá fechada, garantiu nesta sexta-feira o diretor- presidente da EPTC, Vanderlei Cappellari. O Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) havia esclarecido que a responsabilidade pelos serviços seria da prefeitura.

No entanto, Cappellari entende que, em razão do impacto para a cidade, quem deveria regularizar a situação é o executor da obra. “Estamos abertos a conversa, mas enquanto não houver negociação, não iremos abrir”, declarou. Na quinta-feira, a EPTC informou que não havia condições razoáveis de infraestrutura e segurança viária na conexão com o município de Porto Alegre. Alertou sobre riscos de acidentes e atropelamentos, envolvendo principalmente a população da região do bairro Humaitá, nas imediações da Arena do Grêmio.

Foram enviadas diretrizes ao Dnit, com previsão de conexão de chegada, no bairro Humaitá, em ambos os sentidos (entrada e saída), permitindo integração e continuidade com o futuro traçado da 4ª Perimetral, já definido pelo Plano Diretor. A prefeitura pediu prioridade para a segurança e capacidade viária, já que o impacto tem caráter metropolitano.

A orientação é de que seja feita uma correção geométrica da conexão com a avenida Leopoldo Bretano, a implantação da sinalização viária, a colocação de dispositivos para a redução da velocidade e a implantação de elementos que impeçam as travessias em locais impróprios.

O Dnit voltou a dizer que os serviços citados seriam de responsabilidade da Prefeitura, porque a via mencionada é urbana. O departamento alegou estar cumprindo as normas técnicas e diretrizes de segurança.

Bookmark and Share

Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895