EPTC emitiu 1.750 autuações para empresas por atrasos de ônibus

EPTC emitiu 1.750 autuações para empresas por atrasos de ônibus

Empresa pede para que a população denuncie descumprimentos da tabela horária

Henrique Massaro

População reclama de atrasos constantes nos ônibus de Porto Alegre

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Desde o início do ano, a Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC) já emitiu 1.750 autuações para as empresas de ônibus devido a descumprimentos da tabela horária. A situação é reforçada pelos relatos da população, que reclama que os atrasos ocorrem diariamente em algumas das principais linhas que fazem o transporte no Centro Histórico da Capital.

Na manhã desta terça-feira, ao conferir a movimentação no terminal da rua Uruguai, onde iniciam os trajetos de 13 linhas, é possível perceber os atrasos ao se comparar com os horários da tabela disponibilizada pela EPTC. Para dar visibilidade aos problemas foram escolhidas quatro linhas aleatoriamente. O primeiro box a chamar a atenção foi o da linha Assunção, onde dezenas de pessoas aguardam pelo transporte em direção à zona Sul da cidade.

No local, a diarista Vera Lewis e as domésticas Loeli Jordão e Carmen Fernandes esperavam o ônibus para ir para o trabalho, como fazem todos os dias. E também diariamente, segundo elas, o veículo chega atrasado. De acordo com os horários da EPTC, o ônibus da linha Assunção que elas aguardavam deveria sair às 8h04min do terminal. Mas ele chegou ao local às 8h05min e, até que todos os passageiros entrassem e o transporte saísse o relógio já marcava 8h12min, ou seja, oito minutos de atraso.

Com a linha Praia de Belas, algo semelhante ocorreu. O ônibus que deveria sair às 8h08min demorou seis minutos a mais. Quando questionado, o motorista disse que o problema estava no trânsito. Segundo ele, um engarrafamento na rua Siqueira Campos havia dificultado sua chegada ao terminal.

Na linha Cruzeiro do Sul, inicialmente, foi possível ver algo diferente acontecer. O ônibus que deveria sair às 8h acabou deixando o local às 7h59min. Com isso, a assistente social Tailaine Silva não conseguiu chegar a tempo. Não haveria grandes problemas, pois o próximo ônibus deveria sair às 8h14min, mas este, em vez de chegar adiantado, atrasou e só foi sair do terminal às 8h23min.

“O dia em que o governo tirar os carros do Centro isso não acontece mais”, opinou o motorista da linha Cruzeiro do Sul, que não quis se identificar. Ele ainda disse que o seu atraso não configurava um problema, pois, segundo ele, existiria uma tolerância de dez minutos com relação ao horário determinado.

De acordo com a EPTC, no entanto, a tolerância não existe. Apenas quando há, por exemplo, obras nas ruas ou manifestações populares que bloqueiem o trânsito, pode existir uma tolerância. Caso contrário, as empresas devem ser autuadas e, para isso, conta-se com a participação dos cidadãos. A EPTC informa que a população deve fazer as denúncias através do número de telefone 156.

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