EPTC mantém bloqueio da avenida Beira-Rio nos finais de semana
capa

EPTC mantém bloqueio da avenida Beira-Rio nos finais de semana

Motoristas questionam a necessidade do fechamento durante a pandemia da Covid-19

Por
Cláudio Isaías

Orla do Guaíba, um dos locais mais frequentados de Porto Alegre, tem ficado deserta nos últimos dias

publicidade

A Orla do Guaíba, um dos locais mais frequentados de Porto Alegre, tem ficado deserta nos últimos dias, principalmente nos finais de semana, em função da necessidade de prevenção do novo coronavírus (Covid-19), conforme determinação da prefeitura. No entanto, a Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC) segue fechando a avenida Beira-Rio, do trecho da Usina do Gasômetro até quase as proximidades da quadra da Imperadores do Samba, no sentido do Centro para a zona Sul da Capital.

Devido aos bloqueios nos finais de semana feito pelos agentes da EPTC, os motoristas para chegar a zona Sul da cidade precisam utilizar as avenidas Loureiro da Silva, Augusto de Carvalho, Aureliano de Figueiredo Pinto e Borges de Medeiros, na altura do prédio do IPE para daí chegar até a zona Sul da cidade.

Os condutores reclamam que, em função da orientação de não sair às ruas, não seria o caso, da prefeitura permitir a circulação de veículos na avenida Beira-Rio, a partir da Usina do Gasômetro, na direção da zona Sul da Capital. Os 26 decretos publicados até o momento pela prefeitura de Porto Alegre para combater a pandemia do Covid-19 reduziram a movimentação de pessoas na Capital.

A circulação de veículos no domingo, dia 22, registrou diminuição de 60% em comparação com o anterior, dia 15 de março. Já o número de passageiros nos ônibus apresentou redução de 57% em relação ao sábado, dia 14 de março.

A prefeitura de Porto Alegre informou na quinta-feira que até o momento ainda não há nenhuma definição sobre a liberação para a circulação de veículos na orla do Guaíba, na região da Usina do Gasômetro, nos finais de semana. A orientação, segundo o Executivo municipal, é para que as pessoas fiquem em casa estando a avenida Beira Rio aberta ou fechada.