EPTC vai fazer contagem de ciclistas em Porto Alegre

EPTC vai fazer contagem de ciclistas em Porto Alegre

Pesquisa será utilizada para embasar a construção de futuras ciclovias na Capital

Rádio Guaíba

Estudo servirá de subsídio para futuras instalações de ciclovias

publicidade

A Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC) vai iniciar um procedimento de contagem de viagens de bicicleta nas principais ruas e avenidas da Capital. Com a ação, a EPTC pretende mapear o número de ciclistas e obter dados para a instalação de ciclovias, além da possível qualificação das existentes. As informações foram publicadas nesta quinta-feira no site da empresa.

Leia mais sobre o BikePoa

A contagem vai ser feita a partir da instalação de um equipamento móvel doado pelo banco Itaú, que patrocina o projeto BikePoa, e que vai ser instalado em áreas que já recebem as ciclovias, como a avenida Ipiranga, onde foi realizado o primeiro teste do sistema. De acordo com essa primeira análise, realizada na quarta-feira, entre às 15h e 19h, 280 ciclistas passaram pela área.

De acordo com a nota publicada pela EPTC, os dados das pesquisas também serão disponibilizados a organizações não-governamentais, associações e aos interessados pelo assunto.

Porto Alegre conta com uma malha de 25 quilômetros de ciclovias ou ciclofaixas. As primeiras implantações começaram em 2009, com a criação do Plano Diretor Cicloviário, que prevê 495 quilômetros. Já o sistema BikePoa oferece 400 veículos em 40 pontos diferentes.

Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895