EPTC veta catamarã do Barra enquanto Agergs não liberar viagens dentro da Capital

EPTC veta catamarã do Barra enquanto Agergs não liberar viagens dentro da Capital

Prefeitura reclama de entrave burocrático do órgão estadual para atender os porto-alegrenses

Correio do Povo

EPTC veta catamarã do Barra enquanto Agergs não liberar viagens dentro da Capital

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A operação da segunda linha do catamarã, que ligará Guaíba ao píer em frente ao Barra Shopping Sul foi homologada, nesta quinta-feira, pela Agência Estadual de Regulação dos Serviços Públicos Delegados do RS (Agergs). A decisão será publicada no Diário Oficial amanhã, o que autoriza o início imediato da operação comercial. A linha continua apenas intermunicipal. Na prática, isso significa que os passageiros que embarcarem no Centro da Capital não poderão desembarcar no Barra antes de passar por Guaíba. Em nota, a Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC) lamentou a postura da Agergs e vetou o uso do píer do Barra Shopping Sul. Com o imbróglio, a operação do serviço tende a não iniciar nesta sexta.

A prestadora do serviço, a Catsul, possui concessão de 30 anos somente para operar transporte intermunicipal (entre Porto Alegre e Guaíba). “A licitação não permite o trajeto do Barra até o Armazém B3, no Centro de Porto Alegre”, apontou o conselheiro da Agergs, Ayres Apolinário, relator do processo. A Agergs determinou ainda que a operadora informe aos usuários que não será permitido o desembarque quando o embarque ocorre em outro ponto da Capital, mesmo que o veículo por ali passe. Caso o passageiro queira ir do Centro até o Barra Shopping, terá que pagar duas passagens — uma do Centro até Guaíba e outra de Guaíba até o Barra.

A Catsul já manifestou interesse em acordar com a prefeitura de Porto Alegre a possibilidade de transporte urbano na cidade. O contrato seria uma experiência 1 ano, que teria de ser licitada ao final do prazo. Caso o acordo ocorra, a Catsul estaria autorizada pela Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC) a operar o trajetos entre o Centro da Capital e o Barra Shopping Sul, inclusive com a utilização da bilhetagem eletrônica pelos usuários. “A tarifa poderia inclusive diminuir”, apontou o presidente da EPTC, Vanderlei Cappellari. Também há interesse em operar independentemente o trecho entre o Centro a Ilha da Pintada. Não há, no entanto, estimativa para que isso aconteça. “Não existe possibilidade de ação judicial que prejudique a operação dentro da cidade. Trata-se de um contrato experimental com prazo definido. Haveria licitação depois”, completou Cappellari.

Horários já foram divulgados

Apesar da confusão, a tabela de horários da segunda linha do catamarã foi divulgada nesta quinta. Estão previstas 18 viagens diárias durante a semana (nove entre o Barra e Guaíba e nove no sentido oposto). Nos finais de semana, a frequência é menor. Aos sábados serão seis viagens de ida e outras seis de volta, enquanto que aos domingos serão oito ao total (quatro em cada sentido). A primeira linha do catamarã, que liga o Centro da Capital a Guaíba), possui 35 horários diários. A tarifa, para ambos os itinerários, é de R$ 7,35.

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