Escolas do RS emendam feriado e aulas só recomeçam na terça

Escolas do RS emendam feriado e aulas só recomeçam na terça

Bancos, lojas e repartições públicas fecham amanhã

Karina Reif / Correio do Povo

publicidade

Grande parte das escolas gaúchas terá quatro dias de feriado prolongado. Além da folga nesta sexta-feira em razão do dia de Nossa Senhora Aparecida e do fim de semana, instituições de ensino particulares – inclusive universidades – não abrirão as portas na segunda-feira para comemorar o Dia do Professor. Segundo o Sindicato dos Estabelecimentos do Ensino Privado no Estado do Rio Grande do Sul (Sinepe/RS), uma convenção coletiva, assinada por professores e funcionários, garante o calendário.

Já as instituições estaduais públicas podem ou não operar na segunda. A Secretaria da Educação do Rio Grande do Sul informou que cada escola define seu calendário. Se estiver dentro da programação, a direção pode suspender o dia de aula. A orientação é que os pais procurem se informar antes para saber da orientação de cada colégio.

No entanto, as escolas municipais de Porto Alegre funcionarão normalmente na segunda-feira, fechando somente na sexta, no sábado e no domingo, de acordo com a Secretaria Municipal de Educação (Smed).

Repartições públicas e lojas não funcionam amanhã

O horário de serviços e de atendimento público será alterado nesta sexta-feira em razão do feriado de Nossa Senhora de Aparecida, padroeira do Brasil. Quem precisar de atendimento médico, por exemplo, deverá procurar os prontos-atendimentos 24 horas e as emergências hospitalares. Os postos de saúde da Capital estarão fechados. Já o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) continuará disponível pelo telefone 192.

Em Porto Alegre, a maior parte dos serviços essenciais será realizada em regime de plantão. Informações e solicitações podem ser feitas pelo telefone 156 (Fala Porto Alegre). Em contrapartida, no Aeroporto Internacional Salgado Filho, a movimentação deverá ser maior do que o normal no feriado prolongado. A Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero) orienta que os passageiros fiquem atentos aos horários de voos e se informem pelo telefone 3358-2903.

Como não existe uma convenção coletiva para o funcionamento das lojas durante os feriados, a maior parte deve ficar fechada nesta sexta-feira. A orientação do Sindilojas Porto Alegre é de que os estabelecimentos não abram, a não ser que os proprietários não utilizem o trabalho dos funcionários. Caso contrário, correm risco de ser autuados pela Superintendência Regional do Trabalho e Emprego (SRTE).

As áreas de lazer e de alimentação da maioria dos shoppings devem funcionar das 11h às 22h e as lojas terão abertura opcional, das 14h às 20h, na sexta-feira. No sábado, os centros comerciais trabalharão nos seus horários normais, das 10h às 22h. Já no domingo, as lojas abrirão das 14h às 20h e as praças de alimentação, das 11h às 22h.

A exemplo de outros feriados, a abertura dos supermercados no Dia das Crianças fica sujeita à Convenção Coletiva de Trabalho de cada município. Em Porto Alegre e na maior parte das cidades, é permitida a operação normal das lojas. Contudo, algumas redes podem ter horário reduzidos, como fazem aos domingos. Portanto, o período em que elas funcionarão fica a critério de cada direção.

Bancos só reabrem na segunda

Por causa do feriado, os bancos de todo o País estarão fechados nesta sexta-feira. A Federação Brasileira de Bancos (Febraban) informou que as contas de água, luz, telefone e TV a cabo poderão ser pagos na segunda-feira, sem multa. Os consumidores não precisam se preocupar com os impostos cobrados pelas administrações federal, estadual e municipal, pois os tributos já tiveram a data de vencimento ajustada para o calendário de
feriados.

A população tem à disposição uma série de canais alternativos para realizar a qualquer hora do dia suas operações bancárias: caixas eletrônicos, internet banking, mobile banking (banco no celular), operações por telefone e correspondentes, como casas lotéricas, redes de supermercados e outros estabelecimentos comerciais credenciados.

Segundo a Febraban, existem 182 mil caixas eletrônicos no Brasil, dos quais 133 mil estão localizados em postos de atendimento, 35 mil em agências bancárias e 15 mil em locais públicos (como aeroportos e shoppings). Os equipamentos que estão dentro das agências bancárias funcionam até as 22h; e em locais de grande circulação, como em lojas de conveniência, operam 24 horas. Os saques noturnos são limitados a R$ 300 e o valor para o diurno varia dependendo da instituição financeira.

Na última década, graças ao investimento dos bancos em tecnologia e automação (R$ 18 bilhões registrados em 2011), os meios eletrônicos assumiram a condição de canal mais utilizado para as transações bancárias. Somente no ano passado, foram registrados pelos bancos mais de 66 bilhões de operações. Desse universo, 24% (15,7 bilhões) foram feitas pela internet; 14% (9 bilhões) pelos caixas eletrônicos; 11% (7,2 bilhões) em agências e 5% (3,5 bilhões) feitas em correspondentes.

Feriado vai movimentar estradas gaúchas


Milhares de gaúchos deverão pegar a estrada a partir desta quinta-feira rumo ao interior do Rio Grande do Sul, ao Litoral Norte, ao Litoral Sul ou às praias de Santa Catarina em razão do feriado de Nossa Senhora Aparecida. Boa parte dos moradores de Porto Alegre deverá sair da Capital de ônibus.

A Estação Rodoviária prevê que 55 mil pessoas deixem a cidade no período. Além dos 600 horários tradicionais, a administração colocará mais 450 extras para as pessoas que desejam viajar no feriado prolongado.

Bookmark and Share

Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895