Escolha de alimentos certos é importante para aquecer o corpo e aumentar a imunidade no inverno

Escolha de alimentos certos é importante para aquecer o corpo e aumentar a imunidade no inverno

Sopas, chás e frutas com vitamina C estão entre os mais indicados

Camila Souza

publicidade

O inverno chegou trazendo diversas mudanças na rotina dos gaúchos. Além da troca de roupas leves por casacos e cachecóis, a alimentação também é bastante afetada pelo frio intenso. Para manter o corpo aquecido e nutrido com as vitaminas que ajudam na imunidade é importante escolher os alimentos certos, além de entender como o organismo reage a baixas temperaturas. 

Uma das principais alterações nesse período é a sensação de aumento da fome. De acordo com a nutricionista Rochele Boneti, isso acontece porque o metabolismo do corpo precisa da energia dos alimentos para se manter aquecido. “A energia liberada na digestão ajuda no aquecimento interno do nosso metabolismo. Essa fome a mais que sentimos é o corpo precisando de mais alimentos para se aquecer”, explica. 

Além disso, as baixas temperaturas podem contribuir para a perda de peso, caso não haja equilíbrio entre a energia gasta e a ingerida: “Essa probabilidade aumenta porque temos um gasto a mais no inverno, que é essa energia para o aquecimento”.

Boneti, que também é professora de Nutrição da Fadergs, destaca que alguns alimentos produzem mais calor que outros, por isso são os mais indicados para essa época e podem, inclusive, diminuir a sensação de aumento da fome. Quando bem escolhidos, além de aquecer, eles nutrem o organismo. Por isso, entre os mais indicados estão as sopas, cremes e caldos. 

A sopa, de acordo com a especialista, é uma refeição completa, já que pode incluir carboidratos, proteínas e gorduras. “Por ter um processo digestivo fácil e exigir menos do sistema, sua leveza combina tanto para o almoço, quanto para o jantar”, salienta. Para acompanhar, temperos como pimenta (em pó, preta ou do reino) e gengibre também são indicados, pois além de deixar as receitas mais picantes, eles liberam mais calor no processo digestivo. Ovos e leite de coco também são indicados para compor a receita (veja abaixo). 

Vitaminas que não podem faltar

O ideal é que as principais vitaminas façam parte da rotina alimentar durante todo o ano, destaca a nutricionista. Contudo, algumas se tornam ainda mais importantes quando as temperaturas caem e a imunidade baixa. Entre elas estão a vitamina A, presente nos alimentos de cor laranja, e a C, que pode ser encontrada em frutas como bergamota, laranja e limão. “Nós precisamos delas justamente porque existe uma tendência maior de queda de imunidade no inverno, já que o nosso corpo precisa reagir contra o frio", explica. 


Frutas com vitamina C ajudam a aumentar a imunidade | Foto: Ricardo Giusti

Bebidas ideais

Nessa estação também acontece redução no consumo de água, já que há a preferência por bebidas quentes. Uma opção para manter o corpo hidratado e aquecido são os chás. “Chás claros, sem base de cafeína, fazem o papel da água na hidratação do organismo. Além disso, contam com propriedades nutritivas. Alguns exemplos são camomila, hortelã, erva-doce e capim-cidreira”, acrescenta a professora.


Chás claros fazem o papel da água na hidratação do organismo, explica a nutricionista | Foto: Ricardo Giusti

O vinho, se apreciado em quantidade moderada, também é um bom aliado e pode acompanhar a sopa. A professora sugere 200ml de consumo ideal. E a dica é o vinho tinto de uva tannat, rica em antioxidantes. “O processo de cultivo dessa uva preserva muito o resveratrol, antioxidante que ajuda na imunidade. Ele reduz a oxidação da célula, então também tem uma relação com o envelhecimento saudável, com qualidade celular”, diz. No caso de quem não pode ingerir álcool, o suco de uva também é uma opção.

Saiba como fazer sopa de moranga com gengibre

Reunindo as principais dicas para uma alimentação nutritiva no inverno, a nutricionista Rochele Boneti ensina como fazer uma sopa de moranga com gengibre. Primeiro, separe os ingredientes: moranga, cebola, alho, azeite de oliva, gengibre e leite de coco.

Refogue a cebola, o alho e o gengibre no azeite de oliva. Em seguida, cozinhe a moranga na panela de pressão por 15 minutos. Descasque e bata a moranga no liquidificador (ou utilize um garfo para esmagar). Depois, misture o creme de moranga com o refogado de alho, cebola e gengibre. Acrescente leite de coco (para 1 moranga, separe 2 garrafinhas de leite de coco). Misture bem enquanto cozinha na panela. Finalize com ovo picado e temperinho verde por cima da sopa. 

Saiba como fazer chá de alecrim com gengibre

Separe 2 xícaras de água, 3 colheres (sopa) de alecrim, 1 colher (sobremesa) de gengibre moído e açúcar a gosto. Coloque a água para ferver e acrescente os ingredientes assim que a água formar bolhas. Desligue o forno, tampe o recipiente para infusionar e deixe por 5 minutos. Adoce a bebida e coe, se preferir.


Mais Lidas

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895