Escombros de casas na Vila Dique provocam infestação de roedores e baratas

Escombros de casas na Vila Dique provocam infestação de roedores e baratas

Moradores reclamam do risco de doenças

Marjulie Martini / Rádio Guaíba

Famílias estão sendo removidas da Vila Dique para o bairro Rubem Berta

publicidade

Ratos, baratas e cobras tomaram conta do terreno da Vila Dique, na zona Norte de Porto Alegre, onde casas foram destruídas para a ampliação da pista no Aeroporto Internacional salgado Filho. As famílias que ainda não foram transferidas para o bairro Rubem Berta reclamam que os animais vieram por causa do entulho dos escombros das casas.

"Eles disseram que iam limpar, mas continua tudo aí. Tenho medo de ir dormir e acordar com um 'ratão' do lado, no lugar do meu marido", brincou Josiane Machado, 26 anos, moradora do local. Vizinha de Josiane, Fabiana Machado, de 25 anos, se muda hoje da Vila Dique, com três filhos, a mãe e um irmão. Se livrar dos insetos e roedores é a melhor notícia do mês. "Estou felicíssima, principalmente por deixar de morar com os ratos", conta.

Segundo a coordenadora dos projetos do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) no Departamento Municipal de Habitação (Demhab), Maria Luíza Moraes, deixar o lixo foi uma estratégia para evitar novas invasões. "Se nós limpássemos as áreas, corríamos o risco de que novas invasões ocorressem e temos que entregar o terreno limpo para a Infraero", explica.

"Até outubro, o Departamento Municipal de Limpeza Urbana (DMLU) deve fazer a limpeza total da área", reitera. Cerca de 300 famílias já foram transferidas da Vila Dique para o bairro Rubem Berta.



Bookmark and Share

Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895