person Entrar

Capa

Notíciasarrow_rightarrow_drop_down

Esportesarrow_rightarrow_drop_down

Arte & Agendaarrow_rightarrow_drop_down

Blogsarrow_rightarrow_drop_down

Jornal com Tecnologia

Viva Bemarrow_rightarrow_drop_down

Verão

Especial

Esgotada hoje capacidade para vacinação da segunda dose de Coronavac em Porto Alegre

Prefeitura pediu para população não se deslocar para postos e vai retomar imunização nesta quinta

| Foto: Ricardo Giusti

A prefeitura de Porto Alegre informou no começo da tarde desta quarta-feira que a capacidade de atendimento nos pontos de vacinação para a segunda dose da Coronavac, contra a Covid-19, está esgotada. Por conta disso, a administração municipal pede para a população não se deslocar aos locais destinados à aplicação da vacina. A campanha será retomada nesta quinta. 

Para quem buscou o encerramento do ciclo de imunização, foi um dia conturbado. Muitas filas foram registradas ao longo da manhã nas unidades Santa Marta, IAPI, Camaquã e no drive-thru da PUCRS, localizado na zona Leste da cidade. 

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) alertou que recebeu pouco menos de 5 mil doses do Ministério da Saúde, mas conseguiu dobrar a quantidade de imunizantes graças à busca ativa em hospitais e unidades de saúde. Por ser um volume bem menor do que o necessário, a SMS disse ter concentroado as vacinas em três unidades e no drive-thru. Segundo a Secretaria, pulverizar a aplicação em muitos locais acabaria gerando ainda mais transtornos. Foi adotado o critério de vacinar pessoas que tenham recebido a primeira dose até 8 de abril, para priorizar os mais atrasados.

A retomada da aplicação da segunda dose da Coronavac mobilizou pessoas com mais de 60 anos, profissionais de saúde e de apoio vacinados no dia 8 de abril ou antes. Segundo dados da Vigilância em Saúde da Capital, mais de 66 mil pessoas estouraram o prazo de 28 dias para a segunda dose.

O coordenador do setor, Fernando Ritter, afirmou que a intenção é imunizar este público que está em atraso nos próximos 15 dias. A previsão, porém, ainda é incerta porque depende do envio de vacinas do Instituto Butantan ao Ministério da Saúde, para depois serem repessadas aos estados. 

Ainda assim, a prefeitura mantém a esperança de receber nos próximos dias mais remessas de Coronavac. O objetivo é avançar na aplicação da segunda dosem, sendo que a campanha deverá prosseguir neste próximo final de semana. 

De acordo com a SMS, as pessoas que ainda precisam da segunda dose da Coronavac não devem se preocupar quanto ao tempo entre a primeira rodada da vacina e a última. "A SMS reitera que mesmo tendo passado algumas semanas do prazo, a imunização não fica comprometida. A vacinação da segunda dose vai continuar e com a expectativa de remessas de doses cada vez maiores, já que a produção no Instituto Butantan já está sendo normalizada após o atraso na produção verificado há duas semanas", explicou o órgão. 

Correio do Povo