Espaço de educação ambiental é inaugurado no Parque Germânia em Porto Alegre

Espaço de educação ambiental é inaugurado no Parque Germânia em Porto Alegre

Bio Germânia poderá atender até 11 mil alunos e tem foco na sustentabilidade

Felipe Faleiro

Festa de inauguração do espaço ocorreu na manhã desta quarta-feira

publicidade

A prefeitura de Porto Alegre, em parceria com o Instituto Jama e a Associação de Amigos do Jardim Europa, inaugurou na manhã desta quarta-feira o espaço Bio Germânia, localizado dentro do Parque Germânia, no bairro Jardim Europa, e que oportuniza ações de sustentabilidade e educação ambiental. O evento teve a presença de autoridades, como o prefeito Sebastião Melo, secretários e demais representantes da sociedade civil, que descerraram a placa inaugural. O prédio, onde antes funcionava a administração do parque, foi cedido pela prefeitura, depois reformado e adaptado.

Uma biblioteca infantojuvenil, auditório e um espaço externo integram a estrutura, onde funciona também a sede da associação. A água da chuva é recolhida para o sistema de irrigação e há uma horta para o contato integral com a natureza. “Com este local, certamente poderemos resgatar um trabalho muito importante de socialização e ensinamento. Aqui há muita vida, sempre está cheio de pessoas, crianças brincando. As pessoas cuidam deste ambiente”, disse o presidente da Associação de Amigos do Jardim Europa, Rui Back.

Conforme ele, 11 mil crianças de 14 escolas municipais e estaduais do entorno poderão potencialmente ser atendidas no local. Ainda segundo Back, por volta de 25 mil pessoas circulam pelo Parque Germânia aos finais de semana. Já Melo disse que todos poderão usufruir da estrutura. “Ter aqui um espaço como este é algo que traz oportunidades também para os colégios públicos. A parceria tem esta capacidade de juntar as forças privada e pública para fazer uma vida e uma cidade melhores”, afirmou o prefeito.

A festa de inauguração teve ainda a presença da banda marcial da Escola Estadual de Educação Básica Gomes Carneiro e artistas do Grupo Tholl. “O projeto contribui com as metas da cidade de reduzir a emissão de gases do efeito estufa pela metade até 2030 e de zerar até 2050”, salientou o secretário municipal do Meio Ambiente, Urbanismo e Sustentabilidade, Germano Bremm. Já há programações previstas para o espaço, e visitas guiadas também estão na agenda. Mais informações podem ser obtidas neste site.


Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895