Espera para regularizar título de eleitor passa de uma hora em Porto Alegre

Espera para regularizar título de eleitor passa de uma hora em Porto Alegre

Prazo se encerra às 19h desta quarta-feira

Rádio Guaíba

publicidade

No último dia de prazo para fazer ou regularizar o título de eleitor para as eleições deste ano, o tempo de espera é de uma hora na Central de Atendimento ao Eleitor (CAE), no bairro Praia de Belas, em Porto Alegre, na tarde desta quarta-feira. Ontem, quase três mil pessoas compareceram ao local. No Interior, os eleitores de cidades onde não há Central de Atendimento devem procurar qualquer cartório eleitoral. Quem perder o prazo fica impedido de votar em 2014.

Na CAE, pessoas com problemas de saúde, gestantes, idosos, mulheres com criança no colo, cadeirantes e portadores de necessidades especiais podem retirar senha preferencial para serem atendidas de forma mais rápida. O horário de funcionamento vai até às 19h, quando as pessoas ainda na fila recebem uma senha. Por segurança, a Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC) bloqueou uma das faixas da Padre Cacique em frente ao prédio, entre as ruas Getúlio Vargas e Barão do Cerro Largo.

Para regularizar o título, o eleitor deve levar documento de identidade com foto e comprovante de residência recente (menos de três meses). Pessoas do sexo masculino com mais de 18 anos que farão o alistamento militar devem apresentar o certificado. Somente neste caso – maiores de 18 anos, no primeiro título – não é aceita a carteira de motorista como documento de identidade. Só consegue transferir o domicílio eleitoral quem morar no endereço atual há mais de três meses e tiver tirado o primeiro título ou feito a última transferência há pelo menos um ano.

Já quem precisa de uma segunda via do título pode encaminhar o pedido até 25 de setembro. Não há necessidade de que pessoas sem pendência com a Justiça Eleitoral e que não queiram alterar o título compareçam aos cartórios até esta quarta. Já as que estiverem com o título cancelado podem aproveitar o prazo para reativar o documento. Também pode regularizar o título quem não realizou o cadastramento biométrico em cidades onde os eleitores foram convocados pela Justiça Eleitoral.

Bookmark and Share

Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895