Estado entrega viaturas para combater violência contra mulher

Estado entrega viaturas para combater violência contra mulher

Veículos vão beneficiar Rede Lilás em celebração ao aniversário da Lei Maria da Penha

Nildo Júnior / Correio do Povo

publicidade

Em celebração ao sétimo aniversário da criação da Lei Maria da Penha, a Secretaria de Políticas para as Mulheres (SPM) entregou nesta quarta-feira 20 veículos para prefeituras de todas as regiões do Estado. Os Centros Municipais de Referência da Mulher e casas-abrigo foram as instituições beneficiadas com os carros, para fortalecer a Rede Lilás, cujo objetivo é o fortalecimento das políticas para as mulheres.

Os veículos foram repassados para as prefeituras de Canoas, Sapiranga, Gravataí, Porto Alegre, Viamão, Parobé, Lajeado, Bento Gonçalves, Caxias do Sul, Vacaria, Imbé, Torres, Bagé, Santa do Livramento, Panambi, Três de Maio, Cruz Alta, Sagrada Família, Balneário Pinhal e Jaguarão.

Por causa da forte chuva, a entrega dos carros aos prefeitos foi realizada no Galpão Crioulo do Palácio Piratini. A secretária da SPM, Ariane Leitão, destacou a importância da lei, que ajudou a diminuir a violência contra a mulher, apesar de o Rio Grande do Sul ainda registrar 599 casos de estupro no primeiro semestre de 2013, segundo a Secretaria Estadual de Segurança Pública (SSP).

“Nós avançamos na garantia dos direitos das mulheres. O Judiciário ainda precisa entender que a Lei Maria da Penha precisa ser aplicada. Queremos levar a Rede Lilás a todos os municípios do Estado”, afirmou.

O governador Tarso Genro destacou a preocupação de sua administração de fazer uma articulação com todos os partidos no que diz respeito às políticas sociais. “São as políticas articuladas que estão mudando o Estado. A repercussão da violência contra a mulher não é somente contra ela, mas contra a família. O RS tem resíduos de aceitação deste tipo de atitude por parte do homem gaúcho”, disse.

O governador ainda lembrou que a Polícia Civil e a Brigada Militar estão linha de frente no combate da violência contra a mulher. “Estamos dando treinamento aos policiais para atender às mulheres que são agredidas. Eles têm uma baita responsabilidade nisso. Precisamos estar unificados nesta luta”, completou Tarso.

Bookmark and Share

Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895