Estoque do Hemocentro do RS ganha reforço

Estoque do Hemocentro do RS ganha reforço

Local é responsável por abastecer mais de 40 hospitais

Mauren Xavier

Grupo de profissionais do Sescon fez um mutirão de doação

publicidade

 O estoque do Hemocentro do Rio Grande do Sul ganhou um reforço extra ontem. Isso porque, em comemoração ao Dia do Contador, um grupo de profissionais do Sindicato das Empresas de Serviços Contábeis e das Empresas de Assessoramento, Perícias, Informações e Pesquisas do Estado do Rio Grande do Sul (SESCON-RS) realizou a doação de sangue. O ato de solidariedade integrou as ações da Semana Contábil Solidária, que terá como outro ponto alto o Jantar Solidário, na próxima sexta-feira, com renda revertida para fundos da criança e idoso.

A ideia, segundo explicou o presidente do sindicato, Diogo Chamun, a ação de doação busca auxiliar aqueles que precisam. “Quando temos essa necessidade, é importante termos esse suporte. É um movimento bacana e que é em prol de muitas pessoas que precisam”, ressaltou ele, que fez a doação acompanhado de outros colegas de profissão. Chamun apontou que as campanhas de doação de sangue são contínuas e trazem benefícios concretos. Ele convocou os outros contadores a fazerem a doação de sangue também nas cidades do Interior.

Ao acompanhar a doação de sangue do presidente do sindicato, a coordenadora do Hemocentro, Maristela Teixeira, agradeceu a doação e ao movimento de estímulo para que outras pessoas também busquem o local. Ela destacou que os estoques de sangue estão baixos, sendo um dos fatores o período de feriados, que acaba sempre impactando no volume de doações. “Tivemos uma queda em função dos feriados de 7 e 20 de setembro. E agora estamos chamando a população para ajudar, uma vez que somos responsáveis por abastecer mais de 40 hospitais”, explicou ela.

O tipo mais necessitado é o O-, que é o doador universal. Mas também há carência do O+. Cada doação pode auxiliar até quatro pessoas diferentes. Isso porque cada bolsa captada é fracionada em hemocomponentes, destacou a coordenadora.

Qualquer pessoa entre 16 e 69 anos pode ser um doador. Porém, os que têm idade entre 16 e 18 anos incompletos precisam estar acompanhados de um responsável. Localizado na avenida Bento Gonçalves, o Hemocentro fica aberto de segunda a sexta-feira das 8h às 18h. É importante que o voluntário esteja bem de saúde, tenha dormido no mínimo 6 horas antes da doação e esteja alimentado, além da exigência da apresentação de documento oficial com foto.

Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895