Estruturas do Hospital Parque Belém poderão ser utilizadas no apoio contra a Covid-19

Estruturas do Hospital Parque Belém poderão ser utilizadas no apoio contra a Covid-19

Secretário municipal da Saúde, Pablo Stürmer, não descartou nenhuma possibilidade em Porto Alegre

Cláudio Isaías

Proposta sobre o uso do Hospital Parque Belém como centro de quarentena provisório é defendida pelo vereador Alex Fraga (Psol)

publicidade

As estruturas do Hospital Parque Belém, no bairro Belém Velho, poderão ser utilizadas pela prefeitura no apoio do enfrentamento contra o novo coronavírus, segundo informou o secretário municipal da Saúde, Pablo Stürmer. Ele disse que não descarta nenhuma possibilidade de apoio no combate contra a doença referindo-se à possibilidade de o hospital ser usado para a implementação de um centro de quarentena provisório. Apesar disso, o secretário destacou que, nesse momento, está sendo dada preferência para as estruturas já instaladas, que não requerem grandes reformas e já tenham expertise profissional no seu corpo clínico.

“Nossa grande demanda é pela alta complexidade”, explicou. Durante uma vistoria realizada há cerca de duas semanas no Hospital de Clínicas, o secretário executivo do Ministério da Saúde, João Gabbardo dos Reis, falou sobre a intenção de transformar as novas estruturas do Clínicas em instituição de referência regional no tratamento do novo coronavírus. Além do Clínicas, a Secretaria Estadual da Saúde (SES) trabalha com o Hospital Nossa Senhora da Conceição, também em Porto Alegre, e o Hospital Universitário, em Canoas, como centros de referência para o coronavírus.

A proposta sobre o uso do Hospital Parque Belém como centro de quarentena provisório é defendida pelo vereador Alex Fraga (Psol). Ele afirma que a instituição de saúde, fechada desde 2017, seria uma alternativa para o tratamento dos pacientes atingidos pela doença junto com as estruturas existentes hoje. “Existe toda uma estrutura pronta na zona Sul da cidade para a internação dos doentes. Teria que reorganizar o serviço e limpar o hospital”", destacou. Fraga ressaltou que em razão da grave crise na área da saúde causada pela pandemia de coronavírus, o Executivo Municipal por meio da Secretaria Municipal de Saúde deveria requerer as instalações do Parque Belém.

Segundo o vereador, a instituição de saúde apresenta uma significativa dívida com o município e que a utilização dos seus espaços poderia abater parte da mesma permitindo a utilização de mais um equipamento público para a captação e investigação de casos suspeitos e tratamento de doentes, diminuindo os riscos de contaminação dos pacientes de outras unidades de saúde.", acrescentou.

O vereador ressaltou que a implementação de procedimentos de quarentena vem sendo aplicada em diversos países onde o quadro da epidemia apresentou índices alarmantes, auxiliando o controle da doença por meio da redução da velocidade de dispersão do vírus. "No Brasil, a prática de quarentena domiciliar não vem se mostrando suficientemente eficaz para o controle da enfermidade", comentou. A ideia, segundo Fraga, é que Porto Alegre fosse a primeira capital a implementar um equipamento específico para enfrentar o problema. "Pedimos celeridade do Executivo na análise dessa proposta frente ao grave quadro atual d a doença", ressaltou.

Como prevenir o contágio do novo coronavírus 

De acordo com recomendações do Ministério da Saúde, há pelo menos cinco medidas que ajudam na prevenção do contágio do novo coronavírus:

• lavar as mãos com água e sabão ou então usar álcool gel.

• cobrir o nariz e a boca ao espirrar ou tossir.

• evitar aglomerações se estiver doente.

• manter os ambientes bem ventilados


Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895