Estudantes ocupam reitoria da UFSM

Estudantes ocupam reitoria da UFSM

Alunos reivindicam mudanças em resolução que limita autonomia nas casas estudantis

Correio do Povo

publicidade

Desde o início da manhã desta quinta-feira, um grupo de estudantes impossibilita o acesso de servidores e comunidade em geral à Reitoria da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), no Campus Universitário. Os alunos reivindicando mudanças na resolução que institui o Programa de Moradia Estudantil da UFSM. Eles são contrários à resolução que, segundo os alunos, não concede autonomia à coordenação das Casas dos Estudantes.

No entanto, o reitor Paulo Burmann afirma que, caso tivesse autonomia para tomar a decisão sozinho, não tomaria em respeito ao Conselho Universitário (Consu) "A revogação pode acontecer mediante apreciação e aprovação do Consu. Mesmo que pudesse revogar, através de um 'canetaço', não faria, em respeito aos conselheiros", afirmou o reitor nesta quinta-feira.

"Já protocolamos o pedido de reanálise da Resolução na pauta do Conselho Universitário, que é regimentalmente possível, para o assunto voltar à discussão nesta sexta-feira. No entanto, caso não haja liberação do acesso à reitoria por parte do Movimento Estudantil, essa reunião do Consu, constituído por professores, técnico-administrativos e estudantes, não poderá ser realizada nesta sexta, uma vez que o Conselho se reúne no nono andar do prédio que está inacessível para servidores”, salientou o Burmann.

O reitor ainda disse que descarta a possibilidade de pedido de reintegração de posse, e que acredita no diálogo com os universitários. “Seguimos apostando no processo democrático. Mas o diálogo precisa de duas partes. Estamos aguardando a formação de uma comissão de estudantes para conversar. Precisamos estabelecer a gestão compartilhada, é para isso que estamos trabalhando", concluiu Paulo Burmann.

Bookmark and Share

Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895