EUA confirma abertura de consulado em Porto Alegre

EUA confirma abertura de consulado em Porto Alegre

Medida quer ajudar a reduzir o tempo de espera para concessão de vistos

AE e AFP

Consulado dos Estados Unidos em Porto Alegre fechado em 1996

publicidade

A secretária de Estado norte-americana, Hillary Clinton, anunciou nesta segunda-feira, durante uma reunião com o ministro de Relações Exteriores brasileiro, Antonio Patriota, que os Estados Unidos vão abrir mais dois consulados no Brasil, para ajudar a reduzir o tempo de espera para concessão de vistos. Eles serão instalados em Porto Alegre e em Belo Horizonte. Ainda não há prazo definido para abertura, mas a previsão é que ocorra em 2014.

Hillary comentou que as relações entre os EUA e o Brasil precisam continuar amadurecendo, para que as duas potências democráticas possam promover estabilidade econômica e política em todo o mundo. Se referindo ao Brasil como "uma inspiradora história de sucesso" e um "ator responsável" no cenário internacional, Hillary tentou mostrar como os dois países partilham os mesmos interesses, apesar de nem sempre concordar em assuntos regionais e globais.

"Eu estou confiante que este relacionamento servirá para estabilizar nosso hemisfério, nossas economias, mas ir mais longe ainda. Porque o que nós queremos ver é que o progresso do Brasil - que tem sido tão louvável nas últimas décadas - continue a se fortalecer", comentou a secretária norte-americana na abertura de um evento na Câmara de Comércio dos EUA, do qual também participará a presidente brasileira, Dilma Rousseff.

Dilma se encontrará mais tarde com o presidente norte-americano, Barak Obama, e ambos devem discutir maneiras de melhorar os laços econômicos e estratégicos. No campo econômico, os dois líderes devem debater formas de aumentar a cooperação em áreas como energia, aviação e educação, além de facilitar a concessão de vistos para os brasileiros.

Além do anúncio dos dois novos consulados, Hillary também deve assinar, juntamente com Patriota, um acordo no setor de aviação, para expandir o recente programa "céus abertos" e permitir mais voos entre os dois países. As informações são da Dow Jones.

Hillary elogia Brasil


O Brasil é um sócio responsável dos Estados Unidos na arena internacional, mas a cooperação entre os dois países deve aumentar inevitavelmente, declarou nesta segunda-feira a secretária de Estado americana, Hillary Clinton.

O próprio crescimento econômico e estratégico apresenta desafios ao Brasil, que só pode resolvê-los com a ajuda de outras nações como os Estados Unidos, destacou a chefe da diplomacia americana ao abrir o primeiro dia da visita oficial da presidente Dilma Rousseff.  "Crescentemente, o que o Brasil faz tem impacto na segurança e na estabilidade mundiais", completou Hillar. "Nossa região e o mundo enfrentam desafios complexos e precisamos do Brasil para resolvê-los".

O presidente Barack Obama recebe pela primeira vez Dilma Rousseff na Casa Branca nesta segunda-feira para uma reunião na qual abordarão basicamente temas comerciais e de cooperação, mas o protagonismo do Brasil no G20 (grupo de países ricos e emergentes) e o papel da nação na América Latina também dominarão a agenda.

Fluxo de gaúchos deve aumentar 20%

Conforme estimativa da Associação Brasileira de Agências de Viagens no Rio Grande do Sul (Abav/RS), a iniciativa confirmada nesta segunda-feira pela secretária de Estado dos Estados Unidos, Hillary Clinton, deve aumentar em pelo menos 20% o fluxo de gaúchos em direção ao país norte americano.


 Consulado dos Estados Unidos em Porto Alegre fechado em 1996 | Foto: J.C. Rangel / CP Memória 

Bookmark and Share

Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895