Eventos comemoram o Dia do Trabalho na Capital e Região Metropolitana

Eventos comemoram o Dia do Trabalho na Capital e Região Metropolitana

Cinco centrais sindicais se reuniram em Canoas para celebrar conquistas de 2011, no Rio Grande do Sul

Correio do Povo

publicidade

Milhares de pessoas lotam o Parque Esportivo Eduardo Gomes, o Parcão, no bairro Fátima, em Canoas, nas comemorações do Dia do Trabalhador. O “1º de Maio na Paz”, promovido por cinco centrais sindicais e a prefeitura da cidade, conta com atividades culturais, shows e serviços do Sesi. As centrais comemoram a valorização do salário mínimo, a retomada do mínimo regional no Rio Grande do Sul e o aumento da formalização do emprego.

O presidente da CUT/RS, Celso Woyciechowski, destacou que ainda há muito o que avançar no campo do trabalho. “Precisamos reduzir a jornada de trabalho de 44 horas para 40 horas semanais, melhorar as condições do ambiente de trabalho e ter políticas permanentes de saúde do trabalhador, desde a prevenção até o tratamento”, reivindicou. Outro ponto ressaltou foi o fim do fator previdenciário. “Em viagem a Brasília em março, a CUT recebeu a garantia do presidente da Câmara dos Deputados, Marco Maia, de que o assunto voltará a pauta do Congresso nacional”, lembrou ele.

Apesar de participar do evento em Canoas, a Força Sindical comemorou o 1º de Maio com festa que começou no início da tarde no parque Marinha do Brasil, na Capital. O presidente da Força Sindical no RS, Claudio Janta, enfatizou a necessidade um maior cuidado com a saúde do trabalhador. “Tratamentos médicos, remédio e cirurgias custam muito caro perto das pequenas mudanças que se podem fazer no dia a dia para melhorar a qualidade de vida no trabalho”, afirmou ele. Para Janta, o ambiente profissional é estressante, psicológica e fisicamente.

“Por isto, é urgente a melhora na atenção à saúde e a qualidade de vida no trabalho”. Tanto a Força Sindical quanto a CUT cobram das empresas a geração de empregos qualificados no Estado, que agreguem valor ao trabalho e ao produto.

Pela manhã, o prefeito de Porto Alegre, José Fortunati, participou da missa campal em homenagem ao Dia do Trabalhador, que reuniu centenas de fieis no Santuário Nossa Senhora do Trabalho, na zona Norte da Capital. Celebrada pelo arcebispo metropolitano dom Dadeus Grings, a missa contou com a tradicional bênção das carteiras de trabalho.

No Parque da Harmonia, o Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias da Construção Civil também promoveu uma festa na Casa do Gaúcho para as famílias dos associados, Na oportunidade, ocorreu a abertura da assembleia geral da categoria. Em Alvorada, trabalhadores se divertem em festa com shows na praça Central da cidade.

Bookmark and Share

Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895