Exército montará tendas para realização de triagem para Covid-19 em Porto Alegre

Exército montará tendas para realização de triagem para Covid-19 em Porto Alegre

Estrutura será construída a 100 metros do Hospital Conceição para atender pacientes com suspeita da doença

Cláudio Isaías

Medida é para evitar aglomerações na frente do Hospital Nossa Senhora da Conceição

publicidade

O Comando Militar do Sul (CMS) começa na próxima semana a montagem de seis tendas de triagem para o novo coronavírus em Porto Alegre. A estrutura será construída em uma área de 1,5 mil metros quadrados onde funciona o Centro de Educação Tecnológica e Pesquisa em Saúde do Grupo Hospitalar Conceição (GHC), na avenida Francisco Trein, 326, na zona Norte da cidade.

No entanto, a data de início do funcionamento das estruturas somente deverá ser definida conforme o ritmo de avanço do Covid-19. As tendas serão colocadas a 100 metros do Hospital Conceição e no local haverá sala de triagem e consultórios médicos para atender os pacientes com suspeita da doença. 

O diretor-técnico do GHC, Francisco Paz, disse que uma das preocupações da instituição de saúde é evitar aglomerações na frente do Hospital Nossa Senhora da Conceição como ocorreu quando da pandemia de H1N1, em 2009. "Naquele período atendemos cerca de 46 mil pessoas em contêineres instalados na frente do prédio do Conceição. Tivemos até que solicitar o fechamento da avenida Francisco Trein para a circulação de carros", recordou Paz.

Segundo ele, a ideia é evitar a possibilidade de uma grande procura do serviço de saúde pelas pessoas com sintomas do coronavírus. "Não queremos prejudicar o funcionamento regular do Hospital Conceição como aconteceu há dez anos", ressaltou. O Exército fará a montagem das tendas, enquanto o atendimento aos pacientes será feito pelos profissionais de saúde da instituição de saúde. 

Novo espaço

O Hospital Conceição preparou mais dez leitos de terapia intensiva para fazer frente à expansão da epidemia do novo coronavírus. Localizado no primeiro andar do hospital, o novo espaço foi preparado com recursos e pessoal da própria instituição.

Já o Gabinete de Crise do GHC, que tomou, entre outras medidas, dispensar voluntários, jovens aprendizes e estagiários voluntários (curriculares) das atividades por 30 dias, a fim de diminuir a circulação de pessoas no hospital.

O Comando Militar do Sul (CMS) informou que o Centro de Coordenação de Operações do Exército foi mobilizado e ativado, para fins de apoio aos governos do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná no combate ao novo coronavírus. O Comando ressaltou que está em condições de prestar o apoio logístico de transporte, distribuição de água e empréstimo de barracas para triagem em hospitais como é o caso do Hospital Conceição, em Porto Alegre. 

As necessidades logísticas serão disponibilizadas, conforme solicitações das Defesas Civis estaduais dos três estados. Na quarta-feira, o General de Exército Geraldo Antonio Miotto, Comandante Militar do Sul, esteve reunido com o governador Eduardo Leite onde se colocou à disposição para o que for necessário na luta contra a coronavírus.

"Já estamos mobilizados há vários dias para apoiar a população da nossa área, que compreende os três estados do Sul, conforme orientações da Defesa Civil de cada unidade da federação", ressaltou.


Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895