Excesso de lixo em contêineres deve ser resolvido segunda-feira

Excesso de lixo em contêineres deve ser resolvido segunda-feira

DMLU explicou que, na próxima semana, todos os 1,1 mil equipamentos serão instalados em Porto Alegre

Ronaldo Berwanger / Rádio Guaiba

Excesso de lixo em contêineres deve ser resolvido segunda-feira

publicidade

Em entrevista à Rádio Guaíba, nesta sexta-feira, o supervisor de operações do Departamento Municipal de Limpeza Urbana (DMLU), Adelino Lopes Neto, explicou que o excesso de lixo acumulado em contêineres no Centro de Porto Alegre tende a diminuir segunda-feira, quando todos estiverem instalados. Até agora, cerca de 640 estão operando e, na semana que vem, esse número chegará a 1,1 mil.

A coleta permanecerá diária, como de costume. “Na região da avenida Salgado Filho e nas proximidades do Mercado Filho, constatamos que a demanda é muito grande devido à grande circulação de pessoas. Temos o levantamento do peso dos contêineres por região”, afirmou.

Lopes Neto explicou ainda que, como os equipamentos são instalados em via pública, alguns não puderam ser colocados por falta de espaço, o que também agravou o acúmulo de lixo. “Mas, na próxima semana esta questão vai estar revolvida. Além disso, alguns equipamentos serão maiores do que os demais, melhorando o sistema”, disse.

O supervisor enfatizou o fato de que os contêineres devem ser abastecidos apenas lixo orgânico. “Recebi algumas denúncias e fotografias de objetos errados jogados nos equipamentos, como remédios. Vamos identificar o autor para que ele seja notificado. A partir da próxima semana, vou determinar o aumento da fiscalização, em especial para quem deixar lixo acumulado nas calçadas. Quem fizer isso será multado”, afirmou.

Por fim, Lopes Neto destacou que a coleta seletiva normal não sofreu nenhuma alteração. Os caminhões passam duas vezes ao dia nos bairros e o calendário pode ser acessado em www.portoalegre.rs.gov.br.

Demissões

Em relação à eventual demissão de garis devido ao novo serviço, o supervisor disse que os funcionários são terceirizados e que alguns serão realocados para outros setores das empresas. “Mesmo assim, tínhamos grande falta de mão de obra, o que se resolve em parte com o novo sistema dos contêineres.”

O DMLU ressaltou ainda que, quando o coletor demorar a ser esvaziado, é possível ligar para o telefone 156. Nesta fase inicial do novo modelo, serão beneficiados 13 bairros do Centro. A população pode denunciar casos de vandalismo pelos telefones 156 (Fala Porto Alegre) e 153 (Guarda Municipal).

Bookmark and Share

Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895