Experiência em Petrópolis, no Rio de Janeiro, será compartilhada para aprimorar atuação do CBMRS

Experiência em Petrópolis, no Rio de Janeiro, será compartilhada para aprimorar atuação do CBMRS

Quatro binômios, cada um formado por um bombeiros militar e um cão de faro, resgataram 12 corpos

Correio do Povo

Equipes atuavam desde o dia 20 de fevereiro

publicidade

O efetivo do Corpo de Bombeiros Militar do Rio Grande do Sul (CBMRS) já retornou da cidade de Petrópolis, no Rio de Janeiro, onde participou das operações de busca na área atingida por tempestades seguidas de deslizamentos de morros no dia 15 de fevereiro passado.

Um total de 12 corpos de vítimas foi resgatado por quatro binômios, cada um formado por um bombeiros militar e um cão de faro, do CBMRS. A equipe estava no município fluminense desde o dia 20.

Duas duplas são da Companhia Especial de Busca e Salvamento (CEBS) de Porto Alegre. Já as outras duas pertencem ao 4º Batalhão de Bombeiro Militar (4º BBM) de Santa Maria. Todas são experientes e alguns já estiveram inclusive nas buscas na tragédia de Brumadinho, em Minas Gerais, em janeiro de 2019.

“Mandamos os cães mais preparados para Petrópolis”, frisou o comandante-geral do CBMRS, coronel Luiz Carlos Neves Soares Júnior, na manhã desta sexta-feira à reportagem do Correio do Povo.

Na próxima reunião da Câmara Técnica de Cinofilia do CBMRS, lembrou o comandante-geral, a experiência da equipe em Petrópolis será compartilhada, visando “melhorar o protocolo de atendimento” da instituição. Conforme o coronel Luiz Carlos Neves Soares Júnior, uma revisão será feita nos protocolos de atendimento em função da catástrofe no RJ.

“O bombeiro tem uma capacidade de resposta. Em alguns eventos como de Petrópolis, a capacidade de resposta é extrapolada pela quantidade de vítimas. Quando isto acontece, nos apoiamos em todo o Brasil, em complemento às equipes locais. Este é o espírito de cooperação entre os bombeiros militares”, lembrou.

A missão foi integrada pelo primeiro-sargento Alexandre Furtado Silveira, com a cadela Guria, e o soldado Éderson Luis Lima Gomes, com o cão General, ambos da CEBS, e pelo segundo-sargento Alex Sandro Teixeira Brum, com o cão Guapo, e soldado Estefânio Guinazu Bernardes, com a cadela Molly, do 4º BBM.  

Foto: Soldado Gomes / CBMRS / Divulgação / CP


Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895