Explosão na ponte entre Canadá e EUA causa fechamento de postos fronteiriços

Explosão na ponte entre Canadá e EUA causa fechamento de postos fronteiriços

Identidades das vítimas, assim como a causa da explosão, também são desconhecidas

AFP

publicidade

As forças de segurança antiterroristas dos Estados Unidos foram acionadas, nesta quarta-feira, após a explosão de um carro na ponte Rainbow, perto das Cataratas do Niágara, causando o fechamento dos postos fronteiriços com o Canadá. Duas pessoas morreram na explosão do veículo, de acordo com a imprensa americana, citando autoridades. Até o momento, não se sabe em qual direção o veículo estava indo, se para o Canadá ou para os Estados Unidos. As identidades das vítimas, assim como a causa da explosão, também são desconhecidas. O incidente levou ao fechamento do aeroporto de Buffalo e dos voos internacionais, de acordo com a imprensa.

O primeiro-ministro canadense, Justin Trudeau, afirmou ante o Parlamento que se trata de uma "situação muito grave". Ele anunciou o fechamento de quatro postos fronteiriços entre seu país e os Estados Unidos na área. Pouco antes, a governadora de Nova York, Kathy Hochul, afirmou que a polícia estadual e a Força-Tarefa Conjunta contra o Terrorismo do FBI estavam monitorando todos os pontos de entrada no estado.

Segundo a imprensa norte-americana, citando fontes de segurança, duas pessoas estavam no veículo que tinha acabado de passar pelo controle de fronteira e foi selecionado para uma segunda verificação.

Nesse momento, o carro acelerou, colidindo com uma barreira e explodiu, conforme relatado por essas fontes, que disseram desconhecer, até o momento, a origem da explosão. Mike Guenther, um residente canadense em visita ao estado de Nova York, disse à CBS que estava caminhando pela estrada com sua esposa quando viu "este carro voando, a cerca de 100 milhas por hora (160 km/h). Havia um carro na frente dele. Ele virou bruscamente, ficou na frente do carro e bateu na cerca, voando pelos ares".

"Só vimos a bola de fogo (...) Estava coberto de fumaça por todos os lados", disse antes de afirmar que o carro ia em direção ao Canadá. A explosão ocorreu na véspera do Dia de Ação de Graças, uma das principais festas no calendário americano, que leva milhões de pessoas a viajar para passar o feriado com a família.

A ponte Rainbow, uma das passagens mais frequentadas entre o Canadá e os Estados Unidos, possui 16 faixas e está aberta normalmente 24 horas por dia, segundo a Alfândega dos Estados Unidos.

De acordo com funcionários de restaurantes e hotéis próximos às Cataratas do Niágara, a principal atração da região e uma das maiores dos dois países, vários veículos da polícia estavam estacionados nas vias de acesso à ponte Rainbow, mas não havia um grande destacamento visível na cidade. O Parque Estadual das Cataratas do Niágara também foi fechado até novo aviso.

"Extrema seriedade"

o ministro do Serviço Público do Canadá, Dominic Leblanc, havia dito à imprensa que seu governo estava tratando o caso "com extrema seriedade" e mantinha contato próximo com as autoridades americanas. "Toda vez que [uma infraestrutura como] um posto fronteiriço vê este tipo de circunstância violenta, é motivo de preocupação" para Washington e Ottawa, acrescentou.

A governadora do estado de Nova York anunciou que estava a caminho de Buffalo, a cidade mais próxima das Cataratas do Niágara para se reunir com as forças da ordem e as equipes de emergência. "Informarei os nova-iorquinos quando tivermos mais informações", publicou Hochul nas redes sociais. Algumas testemunhas relataram ter ouvido um barulho ensurdecedor e visto uma longa coluna de fumaça perto do controle de fronteira.

Ivan Vitalii, um visitante ucraniano, declarou ao jornal Niagara Gazette que ele e um amigo estavam em uma loja próxima do lado americano da fronteira quando viram um carro sair de um estacionamento em direção à ponte. "Ouvimos algo batendo", disse. "Vimos fogo e uma grande nuvem de fumaça negra".

Ron Rienas, da Autoridade de Pontes Públicas de Buffalo e Fort Erie, afirmou à ABC News que as quatro pontes que conectam os dois países sobre o rio Niágara foram fechadas. Imagens postadas nas redes sociais, não verificadas pela AFP, supostamente mostram colunas espessas de fumaça negra subindo de uma grande explosão na área de travessia.


Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895