Fábrica reconhece que embalagens de Toddynho continham detergente

Fábrica reconhece que embalagens de Toddynho continham detergente

Empresa divulgou nota oficial esclarecendo problema ocorrido após higienização de máquinas

Correio do Povo

publicidade

Depois de admitir falha em envasamento de lote da linha Toddynho, a Pepsico detalhou na noite desta quinta-feira o que causou a intoxicação de dezenas de pessoas no Rio Grande do Sul. Conforme nota oficial, uma das linhas de produção embalou produto usado na limpeza das máquinhas, à base de água e detergente, no lugar do alimento achocolatado.

"Com base nas avaliações realizadas, foi identificada alteração no conteúdo de embalagens de 200ml de TODDYNHO® Original, com numeração L4 32, produzidas no dia 23 de agosto, no intervalo das 5h30min às 6h30min, com validade até 19/02/2012 em Guarulhos, São Paulo", explicou a nota oficial. Antes do lote ser embalado, as máquinas passaram por processo de higienização e uma falha de operação colocou a substância tóxica nas caixas.

Conforme a Pepsico, os lotes foram imediatamente recolhidos, mas cerca de 80 embalagens chegaram ao mercado gaúcho. "A empresa também mobilizou imediatamente sua força de vendas para recolher as unidades com numeração L4 32 que estavam no mercado. Podemos afirmar que a grande maioria já foi recolhida", garante a companhia.

A nota oficial acrescenta a recomendação para não consumir produtos do lote se tiverem sido adquiridos. A instrução é para contatar imediatamente o SAC da empresa, no telefone 0800-703-2222.

Leia o comunicado da Pepsico na íntegra:

Mantendo sua política de transparência nas informações e ética no relacionamento com seus consumidores, a PepsiCo, detentora da marca TODDYNHO®, compartilha as ações que vem efetuando, desde a última semana, para confirmar as causas da irregularidade no produto.

Com base nas avaliações realizadas, foi identificada uma alteração no conteúdo de embalagens de 200ml de TODDYNHO® Original, com numeração L4 32, produzido no dia 23 de agosto, no intervalo das 5h30 às 6h30, com validade até 19/02/2012 em Guarulhos, São Paulo, e que teve comercialização restrita ao estado do Rio Grande do Sul. A avaliação indica que durante o processo de higienização dos equipamentos, conforme rotina padrão, houve uma falha e uma das linhas envasou algumas embalagens de Toddynho com o produto usado para limpeza, à base de água e líquido detergente. A empresa recolheu imediatamente, ainda dentro das fábrica, as embalagens impróprias para o consumo, porém cerca de 80 delas chegaram ao mercado. Vale reforçar, portanto, que essa irregularidade não se deve a um problema na formulação do produto, que tem sua qualidade reconhecida em 30 anos no mercado brasileiro, mas de uma questão pontual no processo de envasamento.

A empresa também mobilizou imediatamente sua força de vendas para recolher as unidades de Toddynho com numeração L4 32 das 5:30 às 6:30, com validade de 19/02/2012, que estavam no mercado. Podemos afirmar que a grande maioria das unidades do produto que estavam no mercado já foram recolhidas. Vale, no entanto, reforçar aos consumidores que caso tenham embalagens com a numeração citada acima em suas casas, não devem consumir o produto e entrar em contato com o SAC da empresa.

Além de recolher essas unidades, a PepsiCo disponibilizou um médico para os consumidores que tiveram contato com o produto e procuraram a empresa por meio de seu Serviço de Atendimento ao Consumidor. A PepsiCo está acompanhando de perto a evolução dos casos, atuando em conjunto com a Vigilância Sanitária. Hoje o Centro Estadual de Vigilância em Saúde (CEVS) do Rio Grande do Sul confirmou que das 23 amostras analisadas, somente aquelas com a numeração L4 32 das 5:30 às 6:30 estão com alteração de conteúdo e todos os demais lotes de produtos estão próprios para o consumo.

Todos os demais sabores da linha TODDYNHO®, bem como aqueles que não têm numeração de L4 32 05:30 a 06:30, com validade de 19/02/2012, estão próprios para o consumo.

A PepsiCo reafirma seu compromisso com os consumidores brasileiros e reforça que tomou imediatamente todas medidas cabíveis, sempre de forma transparente e responsável. A empresa permanece à disposição para eventuais esclarecimentos e conta com uma equipe de profissionais mobilizada para dar informações aos consumidores, pelo telefone 0800 703 2222.


Bookmark and Share

Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895