Fórum apresenta benefícios de novo Terminal de Cargas Internacional em Porto Alegre

Fórum apresenta benefícios de novo Terminal de Cargas Internacional em Porto Alegre

É previsto que a pista do Aeroporto Salgado Filho de 920 metros se expanda para 3,2 mil metros

Taís Teixeira

publicidade

Apresentar os benefícios do novo Terminal de Cargas Internacional (TECA) para os negócios no Rio Grande do Sul é um dos objetivos do 1º Fórum de Logística Porto Alegre Airport, transmitido nesta terça-feira pelo canal no Youtube. Durante o evento, foram tratadas tendências do transporte aéreo de carga e assinalados investimentos em melhorias que possibilitarão conectar o Estado ao mundo.

Uma das melhorias previstas para esse ano no TECA, que fica no Aeroporto Internacional Salgado Filho, é a expansão da pista de 920 metros para 3,2 mil metros, o que deve alçá-la à condição de uma das principais pistas comerciais do Brasil, conectando o Estado ao mundo. “Ela já tem um dos melhores sistemas de drenagem do Brasil e uma das poucas com 100% da iluminação com balizamento em led”, explicou o coordenador de cargas da Fraport Brasil, André Ogg.

A COO da Fraport Brasil, Sabine Trenk, reforçou que tem observado uma  recuperação considerável do transporte de carga aérea e que esses investimentos feitos no complexo do TECA devem levar o RS a outro patamar quanto à capacidade logística. “Ficará dez vezes maior permitindo uma operação mais ágil, eficiente e segura”.

O secretário do Desenvolvimento Econômico do Rio Grande do Sul, Edson Brum, disse que o Aeroporto Internacional Salgado Filho é o “aeroporto do Mercosul” e que essas transformações estimulam muitos negócios. “A Fraport Brasil está fazendo investimentos gigantescos que favorecerão a nossa indústria que é muito diversificada”, salientou.

O country manager da TAP Air Cargo, Marcelo Vitorino, expôs as expectativas para 2022, que incluem o aumento gradativo dos voos de passageiros em todas as capitais, retomando capacidade semelhante ao período que antecedeu à pandemia, retorno das operações em Porto Alegre (previsto para 27 de março com aeronaves A330-200) e a nova frota para cargueiros. “O aumento da capacidade com voos próprios, SPAs e charters da Ásia e o atendimento aos clientes também  são ações estimadas para este ano”, comentou.

O novo TECA fica na avenida Severo Dullius, 800, no bairro São João, em Porto Alegre, e não faz parte do contrato de concessão entre a Fraport Brasil e a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac). Ainda assim, é fruto de um investimento de R$ 50 milhões materializados em um complexo com mais de 10 mil metros quadrados, distribuídos em 11 espaços locáveis, dez espaços para espera de caminhões, 587 vagas para estacionamento, nove docas para importação e oito docas para exportação. 


Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895