Fórum Social Mundial terá presença de pelo menos quatro chefes de Estado

Fórum Social Mundial terá presença de pelo menos quatro chefes de Estado

José Mujica, do Uruguai, e vice-presidente da Bolívia, Álvaro García Linera, já confirmaram presença

Sandro Schreiner/Correio do Povo

publicidade

Além do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, pelo menos outros quatro chefes de Estado devem participar do Fórum Social Mundial 10 Anos - Grande Porto Alegre. Em coletiva, o vice-prefeito, José Fortunati, anunciou, na manhã desta segunda, a participação porto-alegrense no evento que, neste ano, será feito de forma descentralizada, envolvendo outras cidades da Região Metropolitana, do Brasil e até de outros países.

Ao lado do presidente da CUT/RS, Celso Woyciechowsky, da Força Sindical, Cláudio Janta, e do representante da Abong, Mauri Cruz, o vice-prefeito salientou a presença dos líderes, em evento que ocorrerá na próxima quarta-feira, dia 26, a partir das 18h30min, no Anfiteatro Pôr-do-Sol. "Além do presidente Lula, já está confirmado o presidente eleito do Uruguai, José Mujica, e o vice-presidente da Bolívia, Álvaro García Linera, e estamos esperando a confirmação dos presidentes do Paraguai, Fernando Lugo, e da Bolívia, Evo Morales", disse Mauri Cruz.

Para garantir a infraestrutura do FSM 10 Anos e os custos com divulgação, a Prefeitura de Porto Alegre investirá R$ 2 milhões. Já o Comitê Organizador vai aplicar outros R$ 700 mil para a execução das atividades do Seminário Internacional.

Novidades

A realização do Seminário Internacional "Dez Anos Depois: desafios e propostas para um outro mundo possível" e do Forinho, um ciclo de atividades e oficinas para crianças são duas novidades do Fórum Social Mundial 10 Anos - Grande Porto Alegre. Os dois eventos vão acontecer na Capital a partir da próxima segunda-feira, dia 25 de janeiro, e deverão receber 30 mil participantes. "Serão mais de 300 oficinas, sendo que somente no Forinho teremos mais de 100 atividades previstas, bem como uma Mostra dos Direitos Humanos, tudo ocorrendo no Território do Fórum, área que compreende armazéns do Cais Mauá, a Usina do Gasômetro, Câmara Municipal e Assembleia Legislativa", afirmou Fortunati.

Fortunati destacou, ainda, que a assinatura do termo que oficializa a criação do Memorial do Fórum Social Mundial, deverá ser construído em Porto Alegre e que, provisoriamente, começará a ser moldado na Usina do Gasômetro. "Acreditamos que por ter sido a sede de quatro edições do FSM, podemos ter a aspiração de sediarmos, também, esse Memorial, reunido as informações e materiais sobre o Fórum, que estão dispersos por diferentes organismos e países", sustentou o vice-prefeito.

Outra atividade que deve agregar um grande número de participantes é a realização do Seminário Mundo do Trabalho, na Assembleia Legislativa, nos dias 27 e 28 de janeiro. Organizado pelas centrais sindicais, pretende discutir a geração de emprego e renda, o desenvolvimento sustentável das atividades econômicas e a exploração da força de trabalho.

Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895