FAB vai investigar incidente com avião em Minas Gerais

FAB vai investigar incidente com avião em Minas Gerais

Aeroporto de Confins ficou fechado após pouso de emergência

R7

publicidade

Uma equipe de investigadores do Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa) da Força Aérea Brasileira vai apurar as causas do incidente com uma aeronave Boeing da companhia aérea Latam que fez um pouso de emergência e ocasionou o fechamento do aeroporto de Confins, na região metropolitana de Belo Horizonte (MG), nesta quinta-feira.

O aeroporto foi liberado parcialmente para aeronaves de pequeno porte por volta de 12h, entretanto, 135 voos foram afetados. "O início dos trabalhos consiste no levantamento de dados e de evidências: os investigadores fotografam cenas, retiram partes da aeronave para análise, ouvem relatos de testemunhas e reúnem documentos", afirmou a Força Aérea por meio de nota, reforçando que o objetivo da investigação realizada pelo órgão é para prevenir que novos acidentes com características semelhantes ocorram.

Segundo mensagens de aúdio que registraram a comunicação dos pilotos com a torre de controle, o avião estava com problemas elétricos, e que esta falha havia prejudicado também o sistema que permite liberar combustível do avião para diminuir o peso da aeronave. Em um pouso de emergência, é um procedimento dos pilotos liberar combustível fazendo com que a aeronave fique mais leve para o pouso.



Devido a força necessária para parar o avião, no momento em que ela tocou o chão, os freios da aeronave teriam superaquecido e se esvaziado. As equipes de emergência do aeroporto de Confins lançaram uma espuma para resfriar o sistema e evitar que ocorresse um incêndio.

Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895