Fabricante do Toddynho estima retomar venda em breve

Fabricante do Toddynho estima retomar venda em breve

PepsiCo descarta contaminação em outros lotes

Renata Colombo / Rádio Guaíba

publicidade

O diretor da unidade de Negócios da PepsiCo, fabricante do Toddynho, Vladimir Maganhotto, descartou a possibilidade de outros lotes terem sido contaminados com o produto químico usado na limpeza de máquinas da linha de envasamento das embalagens do achocolatado. Nas últimas duas semanas, pelo menos 39 gaúchos apresentaram queimaduras na boca ao ingerir o Toddynho vendido em caixinhas de 200ml. Maganhotto afirmou que, a partir do contato de cinco consumidores por meio do serviço de atendimento ao cliente, foi possível rastrear o problema antes de o restante do lote também ser distribuído. O diretor estima que a comercialização do produto seja retomada em breve.

Segundo o executivo, a contaminação ocorreu devido a um erro no sistema, que manteve a produção enquanto era realizada a limpeza do equipamento. A higienização deve ser feita somente com o processo interrompido. A empresa informou que a maior parte das 80 unidades distribuídas no Estado foi recolhida. O Procon-RS abriu processo administrativo para acompanhar o caso. Se a fabricante for multada, pode pagar multa ou até ter a venda do Toddynho suspensa.

Fabricante foi autuada em SP

A fábrica da PepsiCo em Guarulhos foi autuada pela Vigilância Sanitária de São Paulo em função do incidente. Em uma nota oficial emitida ontem, a empresa admitiu que uma das linhas de produção embalou o produto usado na limpeza das máquinhas, à base de água e detergente, no lugar do achocolatado.

A equipe de inspeção da Vigilância de São Paulo concluiu que, embora a PepsiCo cumpra as normas de boas práticas de fabricação, houve falha pontual que envolveu o equipamento de esterilização. Ainda segundo o relatório de inspeção, a empresa demonstrou, por meio de documentos, dispor de um sistema de rastreabilidade satisfatório, detectando que o produto foi distribuído por equívoco para o Rio Grande do Sul, e ter adotado as medidas necessárias para a correção do problema.

A Vigilância Sanitária Estadual mantém a interdição cautelar do lote com problema. A PepsiCo pode recorrer. Caso haja uma multa, o valor pode chegar a R$ 175 mil.

Orientações da Secretaria Estadual da Saúde do Rio Grande do Sul

Não consumir achocolatado da marca Toddynho, de qualquer lote.

Caso tenha ingerido o produto, de qualquer lote e tenha apresentado sintomas como os até agora relatados (sensação de ardência, irritação e/ou lesões na mucosa da boca) siga as seguintes orientações:

1) Procure atendimento médico;

2) Contate imediatamente a Vigilância em Saúde da Secretaria Municipal de Saúde de seu município ou o Disque-Vigilância do CEVS, através do fone 150;

3) Mantenha o produto na embalagem original, fora do alcance de crianças e, se aberto, em refrigeração;

4) Caso possua unidades fechadas do produto em seu poder, mantenha-o guardado até novas orientações da vigilância.


Bookmark and Share

Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895