Falha em sistema do SUS causou queda artificial de casos de Covid-19

Falha em sistema do SUS causou queda artificial de casos de Covid-19

Entre quinta-feira da semana passada e segunda-feira, municípios de todo o país tiveram dificuldade para notificar diagnósticos

R7

Desde a última quinta-feira, municípios tiveram dificuldade para notificar novos casos

publicidade

Uma instabilidade em um dos sistemas do Ministério da Saúde usado por municípios para notificar casos leves de Covid-19 em todo o país foi responsável por uma queda artificial de registros diários desde 17 ao dia 21 de julho, seguida de um recorde de novos casos na quarta-feira.

O Brasil registrou na quarta-feira 67.860 novos casos, o maior número diário desde o início da pandemia. No entanto, na semana passada o ministério contabilizou 27.836 casos a menos do que na semana anterior.

O problema já havia sido relatado na semana passada em um comunicado interno do Datasus (departamento de tecnologia da informação do Ministério da Saúde) sobre o sistema e-SUS Notifica .

"Há uma perceptível lentidão nos últimos dias, devido ao aumento expressivo do volume de informações e acessos simultâneos no sistema, no entanto, o Datasus já está trabalhando em soluções para resolver o problema relatado. Nas próximas horas, ingressaremos em uma rotina de atualização e implementação de melhorias e correções necessárias. Durante esse período de manutenção, a aplicação apresentará grande lentidão e instabilidade, impossibilitando a busca de notificações por nomes", dizia a circular.

O R7 procurou o Ministério da Saúde na segunda-feira para saber sobre as dificuldades no e-SUS Notifica, mas não obteve resposta.


Mais Lidas


Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895