Falha na ponte de Agudo foi reparada em 2004, diz Daer

Falha na ponte de Agudo foi reparada em 2004, diz Daer

Órgão encaminhou relatório de inspeções para promotora do município

Estevão Pires/Rádio Guaíba

publicidade

A promotora de Justiça de Agudo, Daniela Raiser, recebeu do Departamento Autônomo de Estradas de Rodagem (Daer) um histórico sobre as últimas inspeções na ponte que desabou no mês passado na RS-287, em Agudo, região central do Estado. No documento, o órgão do governo estadual afirma que foi identificada, em 2004, uma falha no aterro de aproximação da margem esquerda da obra, mas ressalta que foram executados reparos.

Uma segunda inspeção ocorreu em 2007 e, de acordo com o Daer, as obras foram suficientes para manter a integridade do trecho da ponte. Daniela enviou o parecer para técnicos do Ministério Público Estadual, em Porto Alegre, que vão analisar a versão do poder público sobre o desabamento. O MP e a Polícia Civil investigarão se houve negligência do Daer, ou fiscalização insuficiente. O departamento classificou a queda como "uma fatalidade", motivada pelos temporais atípicos.

Daniela Raiser enviou ofício ao Daer em janeiro, solicitando, no prazo de 20 dias, cópias dos laudos das últimas vistorias na ponte da RSC-287. De acordo com a promotora, um inquérito estava em andamento desde 2008 devido às más condições do asfalto nas rodovias da região. Providências foram tomadas pelo Daer. Faltavam restaurações no trecho de Paraíso do Sul e Restinga Seca, onde fica a ponte que desabou.

Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895