Falta de repasses deve paralisar coleta seletiva e limpeza de parques em Porto Alegre

Falta de repasses deve paralisar coleta seletiva e limpeza de parques em Porto Alegre

Prefeitura atrasou pagamento de salários, vale-alimentação e vale-transporte

Samantha Klein / Rádio Guaíba

Falta de repasses deve paralisar coleta seletiva e limpeza de parques em Porto Alegre

publicidade

Funcionários da Cootravipa realizaram manifestação junto ao Paço Municipal, no início da tarde desta terça-feira, devido a atrasos em repasses da Prefeitura, em Porto Alegre como salários, vale-alimentação e vale-transporte. Conforme a cooperativa, a Prefeitura não repassou os valores relativos aos serviços de coleta seletiva prestados em agosto.

Os funcionários seguem trabalhando na coleta hoje, mas os serviços serão paralisados a partir desta terça-feira. A interrupção vai atingir a coleta seletiva e a realização de conservação em parques e praças da cidade. ”Lamentavelmente, a Cootravipa vai paralisar os serviços já nesta quarta-feira absolutamente por falta de dinheiro em caixa. Não temos mais recursos para ir pagando os trabalhadores enquanto a Prefeitura não realiza os repasses”, ressaltou o assessor jurídico da cooperativa, Artur Garrastazu Gomes.

Dos contratos de limpeza urbana e de parques foram pagos 70% e 50%, respectivamente. O Município ainda deve R$ 4,7 milhões, referentes a serviços realizados até dezembro de 2016. Em negociação da dívida, a Secretaria da Fazenda parcelou em 36 vezes o débito do ano passado. A previsão é de um primeiro repasse a partir de janeiro de 2018.

A Cootravipa também ajuizou recentemente ação trabalhista coletiva na Justiça do Trabalho, em nome dos associados, solicitando que a Prefeitura efetue o pagamento de 100% dos serviços.

Procurada, a Secretaria da Fazenda ainda não se manifestou em relação aos repasses.

Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895