Familiares e amigos visitam cemitérios de Porto Alegre

Familiares e amigos visitam cemitérios de Porto Alegre

Visitantes colocaram flores nos túmulos e alguns aproveitaram para realizar a limpeza os jazigos

Cláudio Isaías

publicidade

O movimento nos cemitérios de Porto Alegre, principalmente os localizados na região do bairro Azenha, começou a se intensificar na manhã desta segunda-feira. Por volta das 9h, familiares e amigos começaram a visita aos cemitérios localizados na avenida Oscar Pereira - Santa Casa, São José e São Miguel e Almas e no João XXIII, na avenida Natal. Os visitantes colocaram flores nos túmulos e alguns aproveitaram para realizar a limpeza os jazigos.

No cemitério da Santa Casa, um fã do cantor Vitor Mateus Teixeira, o Teixeirinha, que faleceu em dezembro de 1985, colocou uma flor no túmulo do artista - um dos mais populares do Rio Grande do Sul. Nesta segunda-feira, os funcionários realizavam a limpeza do terreno e também faziam os últimos ajustes para receber os visitantes.  

Flor em túmulo de Teixeirinha | Foto: Alina Souza

Algumas pessoas afirmaram que estavam antecipando a visita em função de que na terça-feira, dia de Finados, o movimento nos cemitérios deverá ser maior. Foi o caso do casal Eliana e Hamilton Carvalho, residentes no bairro Glória, que optaram por não visitar o cemitério da Santa Casa no dia 2 de novembro, feriado de Finados. "Queremos evitar a vinda no dia 2 porque é sempre muita gente. Neste momento, é bom evitar aglomerações", destacou Eliana Carvalho.

Nos cemitérios São Miguel e Almas e São José, a circulação de público também foi intensa com as pessoas levando flores para prestar homenagens a familiares e amigos. Os cemitérios municipais terão funcionamento com horários especiais no dia 2 de novembro. O cemitério São João estará aberto das 8h às 18h, enquanto os cemitérios Tristeza e Belém Velho funcionam das 8h às 17h, sem fechar ao meio-dia.

A missa de Finados ocorrerá às 10h, no cemitério São João. Nos demais dias, os horários de funcionamento permanecem inalterados, das 8h às 17h. O uso de máscara é obrigatório, assim como o distanciamento entre os visitantes. Os funcionários também vão usar Equipamentos de Proteção Individual (EPIs). 

O cemitério da Santa Casa programou a realização de uma missa nesta terça-feira, dia de Finados. A missa campal será celebrada pelo arcebispo emérito de Porto Alegre, dom Jaime Splenger. A celebração será realizada no estacionamento do cemitério, a partir das 10h. Serão observados todos os protocolos sanitários e haverá limite de público reduzido a 66% da capacidade, ou seja, 400 lugares. No local, as pessoas terão que usar máscara e haverá álcool em gel a disposição dos participantes da missa. 


Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895