Farmacêuticos protestam em Porto Alegre

Farmacêuticos protestam em Porto Alegre

Manifestação é contra Medida Provisória que desobriga pequenas e micro empresas de contar com profissional

Correio do Povo

publicidade

Farmacêuticos, professores, estudantes de Farmácia e representantes de entidades da área protestaram nesta terça-feira em frente ao Instituto de Educação General Flores da Cunha. O grupo, que depois seguiu para a Assembleia Legislativa, tinha o objetivo de chamar a atenção contra a Medida Provisória (MP) 653/2014, que retira a obrigatoriedade da presença de farmacêuticos em pequenas e micro empresas. Outras manifestações ocorreram também em Pelotas, Caxias do Sul e Santa Maria. Há atos programados para outras cidades brasileiras nessa semana, visto que a MP deve ser votada nesta quinta-feira.

“Um balconista tem apenas a ideia de venda, como um produto qualquer, enquanto um farmacêutico busca primeiro o bem-estar e a saúde”, acredita Cristiane Manoela Silva, membro do Diretório Acadêmico da Faculdade de Farmácia da Ufrgs. “Queremos sensibilizar a sociedade para a nossa causa que é uma preocupação com a saúde pública”, destaca o presidente do Conselho Regional, Roberto Canquerini.

Já a presidente do Sindicato dos Farmacêuticos do RS, Débora Melecchi, ressalta que o Estado é o segundo no Brasil com o maior número de casos de intoxicação por medicamentos e teme que isso aumente com a aprovação da MP. “Isso é um desrespeito com os profissionais e com a população”, diz.

Também na tarde desta terça-feira, a vereadora Jussara Cony, protocolou uma moção de apoio à causa na Câmara de Vereadores e a partir de hoje pretende buscar a assinatura de autoridades, além de expandir a ideia para câmaras de outras capitais e grandes cidades para fortalecer o movimento.

Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895