Fechamento de postos de vacinação contra a gripe gera desinformação na população

Fechamento de postos de vacinação contra a gripe gera desinformação na população

Em alguns locais, não há mais doses e outros estão perto do fim

Marco Aurélio Ruas

publicidade

Após o anúncio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de que manterá apenas 11 salas de vacina abertas em Porto Alegre, com doses da Gripe A, a terça-feira foi marcada pela desinformação e contínua busca das doses nos postos de saúde que não estão mais contemplados. Enquanto alguns com os estoques vazios, outros já estão próximos do esgotamento das doses disponíveis.

Leia mais sobre vacinação

A auxiliar de cozinha Vera Lucia da Silva, 57, foi até a Unidade de Saúde da Família Wenceslau Fontoura, no bairro Mario Quintana, procurar atendimento ainda antes da abertura da unidade. Segundo ela, após mais de duas horas no local, pelo menos cinco pessoas passaram no posto de saúde à procura da vacina. “Passou um idoso e o restante foi mães trazendo os filhos pequenos”, contou. Também aguardando atendimento, a auxiliar de serviços gerais Luciana de Oliveira, 36, relata que a agente de saúde da região informou que a unidade de saúde estava com apenas 10 doses da vacina na segunda-feira. “Apenas uma das minhas vizinhas conseguiu vacinar a filha”, disse.

Na Unidade Básica de Saúde Esperança Cordeiro, no bairro Sarandi, havia apenas um frasco da vacina na manhã desta terça-feira, segundo motorista Joel Sausen, 31. Ele levou a filha de oito anos para receber a vacina, mas não conseguiu, já que ela não está incluída em nenhum dos grupos de risco. “Além de não estar em nenhum dos grupos, eles disseram que as doses estão acabando. Disseram que havia somente um frasco, que rende cinco doses”, relatou.

De acordo com a prefeitura de Porto Alegre, já foram aplicadas 319.285 doses da vacina em pessoas que compõem os grupos prioritários. O número representa 54,28% da meta prevista para a campanha. Segundo a prefeitura, a manutenção de salas abertas irá depender do recebimento de nova remessa do imunobiológico, que é esperada até a próxima sexta-feira.

Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895