Feira recolhe 35 toneladas de lixo tecnológico em Porto Alegre

Feira recolhe 35 toneladas de lixo tecnológico em Porto Alegre

Robô produzido à base de sucata eletrônica foi a principal atração na Usina do Gasômetro

Correio do Povo

Cada pessoa pode produzir meio quilo de lixo eletrônico por ano no Brasil

publicidade

O resultado da 3ª Feira de Descarte de Equipamentos Eletrônicos superou a expectativa: foram recolhidas 35 toneladas de lixo tecnológico neste sábado, na Usina do Gasômetro, em Porto Alegre. Foram cinco toneladas a mais que o esperado pelos organizadores e 10 a mais do que o registrado no ano passado.

Das 9h às 18h, a população teve a oportunidade de se desfazer de equipamentos e periféricos convencionais de informática, câmeras digitais, baterias e celulares. Com o slogan “Não devolva para a natureza o que ela não produziu”, a feira foi organizada pela prefeitura.

Segundo a secretária municipal de Inovação e Tecnologia, Deborah Pilla Villela, cada pessoa pode produzir, em média, meio quilo de lixo eletrônico por ano no País e a maior parte da população ainda não sabe o que fazer com esse tipo de material. Deborah ressaltou que a ideia da feira é mostrar a importância do descarte correto, já que o produto pode ser prejudicial à saúde. “Chumbo e mercúrio costumam ir direto para o solo e, obviamente, para o meio ambiente, o que é ruim até para os animais e catadores que entram em contato com esses produtos nos lixões”, explica.

Os equipamentos arrecadados serão encaminhados a uma empresa de reciclagem parceira do município, responsável pelo transporte, desmonte, triagem, desmanufatura e reciclagem dos componentes. As duas primeiras edições da feira arrecadaram mais de 40 toneladas de lixo eletrônico.

Robô de sucata eletrônica

Uma atração inusitada no evento foi um robô totalmente produzido à base de sucata eletrônica, de 2,3 metros de altura, que interagiu com os visitantes em tempo real. O protótipo tem um sistema operacional computadorizado que o permite falar com voz robótica e se deslocar com articulação total. Com efeitos de iluminação em alta potência, o robô dançou e abraçou o público. Uma tela multimídia de LCD no peito permite também a projeção de vídeos, tudo movido por meio de um controle remoto.

Coleta permanente

Fora do período da feira, a prefeitura mantém na cidade postos para coleta desses materiais à disposição da população, em horário comercial: Capatazia do Gasômetro: avenida João Goulart, 158; Seção Norte: travessa Carmen, 111; Procempa: avenida Ipiranga, 1.200, e Capatazia da Glória, na rua Carvalho de Freitas, 1.012. A partir de 15 de julho, a entrega de materiais também poderá ser feita na loja Leroy Merlin na Zona Norte, na avenida Sertório, 6767.

Bookmark and Share

Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895