Fepam vai analisar arroio onde peixes foram encontrados mortos no Vale do Taquari

Fepam vai analisar arroio onde peixes foram encontrados mortos no Vale do Taquari

Mortandade pode ter sido causada por despejo de produto orgânico

Camila Kila / Rádio Guaíba

publicidade

A Fundação Estadual de Proteção Ambiental (Fepam) recebeu, na tarde desta terça-feira, o relatório da Patrulha Ambiental da Brigada Militar (BM) de Estrela, no Vale do Taquari, sobre a mortandade de mais de 500 peixes no arroio Sampaio, no município de Cruzeiro do Sul, ocorrida no fim de semana. Após análise da documentação, técnicos do órgão devem ir até o local para realizar uma vistoria.

O engenheiro químico da Fepam, Wilson Trava Dutra, confirmou que a suspeita é de que o despejo de efluentes orgânicos da indústria Faros, que fabrica farinha de osso, tenha causado a morte dos animais, encontrados em uma extensão de cerca de sete quilômetros. Ele explica que a empresa detém licença e autorização para lançar os produtos orgânicos em áreas de reflorestamento, já que o material é degradável e serve como adubo.

Apesar de não ser tóxico, o produto pode ter sido responsável pela mortandade, diminuindo a oxigenação da água, já prejudicada pelo baixo nível do rio e pelo aumento da temperatura, conforme Dutra. A Fepam vai analisar as evidências e deve aplicar multa caso constate a responsabilidade da empresa pelo ocorrido. A Patrulha Ambiental de Estrela registrou boletim de ocorrência e reúne documentos e fotos para encaminhar ao Ministério Público do Estado e à Polícia Civil para abertura de inquérito. A pena prevista para crimes ambientais é de um a cinco anos.

Bookmark and Share

Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895