Feriadão de Natal altera a rotina de moradores da Capital

Feriadão de Natal altera a rotina de moradores da Capital

Confira o que abre e o que fecha em Porto Alegre

Correio do Povo

Lojas, hospitais, transporte coletivo e locais de lazer, confira o que abre e o que fecha neste feriado

publicidade

Em função do calendário, as comemorações natalinas serão mais longas neste ano. Como o Natal é celebrado na próxima terça-feira e na véspera parte dos serviços já estará funcionando parcialmente, a maioria das pessoas terá condições de fazer o feriado prolongado, começando neste final de semana.

Para quem pretende aproveitar esses dias, é preciso atenção especial com o funcionamento de algumas atividades. Na segunda-feira, os bancos vão abrir em meio expediente. Por exemplo, a rede Banrisul receberá o público entre 9h e 11h. Na terça-feira, não haverá expediente, que será retomado na quarta. As lotéricas são alternativas e deverão funcionar no horário normal no sábado e na segunda.

O diretor adjunto de Serviços da Federação Brasileira de Bancos (Febraban), Walter Tadeu Pinto de Faria, lembrou que, mesmo durante o feriado, os canais como Internet Banking e caixas eletrônicos funcionarão normalmente, facilitando a vida do consumidor.

Quem estiver na Capital neste feriadão deve ficar atento aos horários especiais de shoppings, do comércio, de praças de alimentação e de restaurantes. Cada um fez adaptações ao funcionamento padrão, mas a maioria não terá atividades no Natal. Na véspera, vão abrir parcialmente até as 18h. O comércio de rua também funcionará nesse dia, com horário definido pelos proprietários. A ideia é garantir atendimento aos que buscam comprar os presentes de última hora. Já no dia de Natal, segundo o Sindilojas, as lojas só poderão funcionar sem a presença de empregados.

A Associação Gaúcha de Supermercados (Agas) alerta para o aumento na movimentação dos estabelecimentos nos últimos dias antes do Natal. Na terça-feira, os supermercados fecharão na Capital. Segundo o presidente Antônio Cesa Longo, 60% das vendas vão ocorrer nos quatro dias antes da data comemorativa. A maior preocupação é com o fato de que os supermercados não tenham determinadas marcas e produtos. Com a concentração nas vendas, poderá haver ainda demora no atendimento e filas.

Em função do calor, a Agas já contabiliza crescimento nas vendas de refrigerantes, bebidas alcoólicas, água e sorvete. Isso deverá se manter nos festejos. Além dos itens tradicionais da ceia, a expectativa é de grande procura pelos presentes de última hora, em especial, das caixas de bombons. Trinta por cento das 5,8 milhões de unidades compradas deverão ser vendidas na véspera de Natal, projeta o setor.

Os serviços de saúde irão funcionar em regime de plantão durante o feriado. Em caso de urgência, é possível buscar atendimento nas emergências hospitalares, nos pronto-atendimentos e na Unidade de Pronto-Atendimento (UPA) Moacyr Scliar, na zona Norte. O Samu seguirá funcionando normalmente pelo telefone 192. Em Porto Alegre, os serviços públicos poderão ser acionados pelo 156. A coleta de lixo não sofrerá alterações.




Bookmark and Share

Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895