Feriado de Tiradentes registra 26 mortes no trânsito gaúcho

Feriado de Tiradentes registra 26 mortes no trânsito gaúcho

Viagem Segura flagrou 164 motoristas alcoolizados

Correio do Povo

Viagem Segura flagrou 164 motoristas alcoolizados

publicidade

Durante o feriadão de Tiradentes, ocorreram em todo o Estado 868 acidentes nas vias municipais, estaduais e federais. De acordo com balanço divulgado pelo Departamento Estadual de Trânsito (Detran-RS) nesta quarta-feira, 26 pessoas perderam a vida nas estradas gaúchas e 518 ficaram feridas em variados graus.

A operação Viagem Segura flagrou 164 motoristas alcoolizados e 112 foram enquadrados em crime de trânsito. Os órgãos de fiscalização realizaram 3 mil testes com etilômetro. Em comparação à média das outras 41 operações (contabilizadas desde novembro de 2011), houve um crescimento de 27,6% nos testes de etilômetro realizados, porém um significativo decréscimo de condutores alcoolizados, com menos 41,8%. “Isso pode indicar o início de uma nova cultura, contrária à combinação de álcool e direção”, avalia o diretor-geral do Departamento Estadual de Trânsito (Detran-RS), Ildo Mário Szinvelski.

Já o número total de acidentes sofreu uma redução de 11,3%. O número de mortes, porém, cresceu 29,5%, demonstrando que, se os acidentes ocorreram em menor número, sua violência e gravidade se intensificaram.

Nos cinco dias de operação - de sexta a terça-feira - foram fiscalizados mais de 62 mil veículos e registradas 10,5 mil infrações de trânsito. Também foram recolhidas 280 Carteiras Nacionais de Habilitação e 920 veículos foram removidos a depósitos.



Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895