person Entrar

Capa

Notíciasarrow_rightarrow_drop_down

Esportesarrow_rightarrow_drop_down

Arte & Agendaarrow_rightarrow_drop_down

Blogsarrow_rightarrow_drop_down

Jornal com Tecnologia

Viva Bemarrow_rightarrow_drop_down

Verão

Especial

Festa da Cavalaria retorna com grande público no Parque Osório, em Tramandaí

Cerca de 20 mil pessoas participaram da ação neste sábado

| Foto: Matheus Piccini

Uma demonstração de força e capacidade militar marcou as celebrações do 214º aniversário do Patrono da Arma de Cavalaria, Marechal Manoel Luis Osório. A Festa da Cavalaria, promovida pelo Exército, por meio de diversos regimentos, ocorreu na manhã deste sábado, no Parque Osório, em Tramandaí, no Litoral Norte. No local, está situado o mausoléu do marechal. Cerca de 20 mil pessoas participaram da ação, que não havia acontecido nos dois últimos anos, em razão da pandemia. Conforme o Comando Militar do Sul (CMS), 453 militares estiveram envolvidos na cerimônia.

O público, em sua maioria formado por famílias, teve entrada gratuita, e lotou as dependências do parque, assim como estiveram presentes diversas autoridades dos meios civis e militares. Entre elas, o vice-presidente da República, general Hamilton Mourão, o chefe do Estado-Maior do Exército, general Valério Stumpf Trindade, o comandante do CMS, general Fernando José Sant'Ana Soares e Silva, e a trineta do Marechal Osório, a socióloga, professora e jornalista Stella Francisca Osorio Bertaso.

A cerimônia foi emocionante, com todos os requintes de um espetáculo. Iniciou com a representação, por parte de cavaleiros, dos feitos do Marechal Osório, a exemplo da Batalha de Sarandi, em meio à Guerra da Cisplatina, em 1825, quando ele foi o único oficial de seu esquadrão a sobreviver, e ainda ter salvo a vida de seu comandante. A apresentação da lança que Osório recebeu dele por ocasião deste fato, e que hoje integra o acervo do 3º Regimento de Cavalaria de Guarda (3º RCG), também conhecido como Regimento Osório, fez parte do cerimonial do evento.

Depois, houve a exibição do efetivo atual, composto por veículos blindados, carros de combate e helicópteros, entre outros equipamentos. Foram exibidas 12 viaturas e três helicópteros – um modelo Esquilo, um Cougar e um Pantera. Os visitantes presentes aplaudiram a chamada carga, que denomina o conjunto da execução campal de manobras, lutas de sabre e os disparos executados com segurança, à distância. Após os festejos, um almoço foi servido.

O clima também colaborou para o sucesso, já que havia a previsão de chegada da chuva. No entanto, o sol acabou aparecendo de maneira tímida, entre algumas nuvens, assim como um vento de intensidade moderada. O vice-presidente da República, general Mourão, afirmou que o evento “reafirma as tradições do Exército”. “Foi algo extremamente empolgante e emotivo. O compromisso que o Exército Brasileiro tem com a história do nosso país é muito importante”, comentou. Já o comandante do CMS, empossado na função na véspera, se disse “emocionado” e salientou que ele tem o objetivo de preservar as tradições.

“Cultuar nossos heróis do passado é muito importante, pois deles nós tiramos as virtudes para aplicar no presente. O general Osório foi um grande guerreiro que nos remete a este tipo de sentimento”, comentou o general Soares. O prefeito de Tramandaí, Luiz Carlos Gauto, afirmou que foi um dia de festa para o município. “Tivemos grandes presenças, como do general Mourão, que abrilhantou este evento, e estávamos em grande expectativa para ele. Isto traz uma grande projeção para Tramandaí, combinado com este imenso público que veio prestigiar”, disse.

Stella Francisca vem todos os anos à festa que relembra seu ilustre antepassado. Para ela, a importância da preservação do legado do marechal Osório se justifica na atenção e no respeito que a sociedade, e as Forças Armadas de maneira especial, dão a ele. “É com grande alegria que coloquei flores no túmulo dele. O acolhimento hoje da população realmente é algo fantástico. Culturalmente, temos um imenso patrimônio aqui”, salientou ela, ao participar de uma rápida cerimônia em memória de Osório, e com a presença de Mourão, após a apresentação no campo de carga.

Foto: Matheus Piccini

O casal de comerciantes Eduardo e Angela Diaz, trouxe os filhos Mateus, 13 anos, e Isabela, 10. Todos são de Tramandaí. “Sempre procuramos prestigiar esta festa. É muito bonita e bem organizada. Também é bom para conhecermos a História, o que de fato aconteceu”, disse Angela. Na opinião deles, o evento ainda é fundamental para que as crianças possam ter contato com os aspectos militares. Do mesmo município, o casal de empresários Fabio Silva e Daniele Lemes veio pela segunda vez aos festejos. Eles estiveram acompanhados do filho, Pedro Henrique, 7. “Sempre é lindo e podemos conhecer e aprender mais a respeito dos valores que são importantes”, disse Fabio.

Felipe Faleiro