Festival do Japão retorna com grande público em Porto Alegre

Festival do Japão retorna com grande público em Porto Alegre

Final de semana de sol colaborou para que mais de 30 mil pessoas fossem ao evento

Felipe Uhr

Irmãs visitaram o evento, neste domingo, caracterizadas nos personagens Duma e Akaza, da série japonesa Demon Slayer

publicidade

O final de semana de sol colaborou para que milhares de pessoas visitassem o 9° Festival do Japão, realizado na Academia da Polícia Militar do Rio Grande do Sul, no bairro Partenon em Porto Alegre. O evento teve como objetivo divulgar e aproximar a cultura japonesa do Rio Grande do Sul, apresentando para o público, culturas milenares e atuais da ilha oriental.

“Acho que é esse o segredo, mesclar nossa cultura mais tradicional até a mais contemporânea. Foi um sucesso”, comemorou a presidente do 9º Festival do Japão RS, Fabiana Hatomi.

Após dois anos sem ser presencial, o festival retornou com atrações típicas como karaokê, danças folclóricas japonesas, apresentações de tambores japoneses (taikô), artes marciais, exposições e oficinas, além de salas temáticas com bonsai, ikebana, shodô, origami e ainda jogos japoneses. 

 

@correiodopovo O final de semana de sol colaborou para que milhares de pessoas visitassem o 9° Festival do Japão, realizado na Academia da Polícia Militar do Rio Grande do Sul, no bairro Partenon em Porto Alegre. O evento teve como objetivo divulgar e aproximar a cultura japonesa do Rio Grande do Sul, apresentando para o público, culturas milenares e atuais da ilha oriental. ( @lauraborgex) - #festivaldojapao #festivaldojapaors #japao #evento #culturajaponesa #eventocultural #japones #portoalegre #riograndedosul #noticiastiktok #tiktoknotícias ♬ som original - Correio do Povo

O festival também deu lugar a quem queria fazer novas amizades. Foi o caso das irmãs Vanessa e Melissa Lowenhaupt, fãs de animes (desenho) e adeptas ao Cosplay (hobby que consiste em fantasiar-se de personagens, geralmente de quadrinhos, games e desenhos animados japoneses), há pelo menos seis anos. Caracterizadas nos personagens Duma e Akaza, da série japonesa Demon Slayer, elas aproveitaram para conhecer novas pessoas que também são fãs dos animes. “Estamos curtindo, está muito legal”, comentou Vanessa. 

Em uma das tendas, foram comercializados produtos da Colônia Japonesa de Ivoti. Ali Takuzo Arima, uma senhora de 75 anos, mostrava também outra tradição da Terra do Sol Nascente, o Kiriê, uma arte milenar japonesa que consiste em formar figuras e desenhos através de corte feito no papel, pela lâmina afiada de um estilete. Há 45 anos no Brasil, ela fala pouco o português. “Ela entende que o brasileiro não sabe muito da nossa cultura, por isso mostra, através da sua arte, um pouco da cultura japonesa”, explicou o filho Kazunari. Quem passou por ali e comprou um Kiriê foi o profisisonal de marketing Bruno Kubiack. “Muito legal a cultura japonesa”, comentou.

A organização acredita que mais de 30 mil pessoas passaram pelo evento nos três dias. 

Foto: Guilherme Almeida


Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895