Fim da revitalização do Largo dos Açorianos deve ocorrer em fevereiro

Fim da revitalização do Largo dos Açorianos deve ocorrer em fevereiro

Projeto foi assinado em outubro de 2016 e chegou a registrar atrasos no cronograma

Henrique Massaro

Fim da revitalização do Largo dos Açorianos deve ocorrer em fevereiro

publicidade

Quem passa pelas imediações do Largo dos Açorianos, em Porto Alegre, apesar de ver as equipes trabalhando, pode não acreditar que em fevereiro, prazo estabelecido pela Prefeitura para o fim da revitalização, será respeitado. O motivo é que, aparentemente, a obra precisaria de muitos procedimentos para ser finalizada. Mas, apesar disso, o Executivo mantém o prazo inicial.

Atualmente, a revitalização se encontra em fase de concretagem do espelho d’água. De acordo com informações da Secretaria Municipal do Meio Ambiente e da Sustentabilidade (Smam), já foram concluidas etapas como limpeza e retirada de material orgânico e reforço do solo com pedras e geogrelhas. Também já foi concluída, com britas e concreto magro, a base do segundo espelho d’água, onde hoje estão sendo trabalhadas as formas e armaduras das paredes internas.

Está em andamento, ainda conforme a Smams, o estaqueamento para que o primeiro espelho receba a estrutura do concreto. Em seguida, deve ocorrer a instalação das rede hidráulica e elétrica, dos bancos e do passeio público. A etapa final é o plantio da vegetação, com o objetivo de preservá-la durante o andamento do processo de revitalização.

Orçamento de R$ 4,6 milhões 

A obra no Largo dos Açorianos está orçada em R$ 4,6 milhões, recursos garantidos atrabés do Fundo Pró-Defesa do meio Ambiente de Porto Alegre. O projeto de revitalização foi assinado em outubro de 2016 com empresa Elmo Eletro Montagens LTda, vencedora do processo de licitação.

Nos primeiros meses de contrato, um atraso chegou a ocorrer no cronograma por parte da empresa e devido a interferências encontradas nas redes do Departamento Municipal de Água e Esgotos (Dmae) e da Companhia Estadual de Energia Elétrica (CEEE). A Ponte de Pedra, também conhecida como Ponte dos Açores, tinha problemas ocasionados por infiltrações de águas pluviais e pelo alto nível do lago, além de pichações. A revitalização foi retomada na metade de 2017.

Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895