Geral

Fiocruz recebe insumos para produzir mais 5 milhões de doses

Remessa se soma aos lotes já recebidos na última semana e em fevereiro, totalizando o equivalente a 35,2 milhões de doses

Laboratório AstraZeneca deve entregar, no próximo mês, 21,1 milhões de doses, em vez de 30 milhões
Laboratório AstraZeneca deve entregar, no próximo mês, 21,1 milhões de doses, em vez de 30 milhões Foto : FRED TANNEAU / AFP / CP

A Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) vai receber nesta sexta-feira mais um lote de material vindo da China para produção de vacinas contra a Covid-19. A remessa será suficiente para a produção de mais 5,5 milhões de doses do imunizante, desenvolvido pela Universidade de Oxford e pela farmacêutica AstraZeneca, mas que será produzido no país.

A previsão de chegada do material é às 19h35min, no aeroporto do Galeão, no Rio de Janeiro. Cada lote tem, em média, 230 litros de Ingrediente Farmacêutico Ativo (IFA).

A remessa se soma aos insumos já recebidos na última semana e em fevereiro, totalizando o equivalente a 35,2 milhões de doses, e que estão sendo processados em Bio-Manguinhos/Fiocruz (Instituto de Tecnologia em Imunobiológicos).

Nesta sexta, a Fiocruz entregou ao Ministério da Saúde mais 1,3 milhão de doses de vacinas contra covid-19. Com a nova remessa, o Bio-Manguinhos totaliza mais de 4,1 milhões de vacinas produzidas e disponibilizadas ao governo federal.

A fundação segue trabalhando no escalonamento da produção para alcançar a capacidade de 1 milhão por dia.

As entregas ao Ministério da Saúde somarão 100,4 milhões de doses até julho. A partir do segundo semestre, com a incorporação da tecnologia do IFA, a Fiocruz prevê entregar mais 110 milhões de doses, incluindo a produção 100% nacionalizada.