Fiscalização visa coibir preços abusivos no Dia de Finados

Fiscalização visa coibir preços abusivos no Dia de Finados

Trinta e quatro agentes da Smic irão atuar nos cemitérios de Porto Alegre

Claudio Isaías

Fiscalização visa coibir preços abusivos no Dia de Finados

publicidade

As equipes de fiscalização da Secretaria Municipal da Produção, Indústria e Comércio (Smic) estarão presentes nos cemitérios de Porto Alegre na véspera e no Dia de Finados monitorando para que não haja abuso na comercialização de flores durante as homenagens do dia 2 de novembro. A garantia é do novo titular da Smic, Antônio Kleber de Paula, que assumiu a secretaria nesta segunda-feira. Serão 34 fiscais que vão atuar nos cemitérios da Capital.

A seção de fiscalização de atividades ambulantes realizou vistorias nos dias 5 e 15 de outubro nos estandes de floristas a fim de verificar a regularidade administrativa das atividades comerciais, assim como orientar os comerciantes sobre a legislação municipal, especialmente em relação às condições de higiene dos equipamentos e uniformes, dimensões das bancas e exposição de mercadorias. Até o dia 1º de novembro, haverá equipes fiscais no entorno dos cemitérios. No dia 2, haverá plantões com equipes fixas nos cemitérios do bairro Azenha, no Jardim da Paz, São João e Vila Nova.

As floristas da avenida Oscar Pereira, que ficam próximas dos cemitérios São Miguel e Almas e da Santa Casa estão preocupadas com as vendas deste ano. A florista Zilda Vieira, que há mais de 50 anos trabalha na banca montada próximo do São Miguel e Almas, disse que nunca tinha visto um Dia de Finados tão fraco em termos de vendas. “Estou torcendo que o movimento de clientes melhore a partir de sexta-feira” ressalta. Zilda Vieira atribui a crise econômica do país a redução na comercialização de flores. Para aumentar a renda, a florista também realiza a limpeza de jazigos a partir de R$ 50.

Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895