Foco da Corsan é investir na qualidade da água

Foco da Corsan é investir na qualidade da água

Já estão aprovados R$ 3 bilhões em contratos para o tratamento de esgoto

Mauren Xavier

publicidade

Como o abastecimento já é praticamente universalizado no Rio Grande do Sul, a prioridade da Companhia Riograndense de Saneamento (Corsan) para os próximos anos é focar e investir na qualidade da água. Já estão aprovados R$ 3 bilhões em contratos para o tratamento de esgoto. “Isso é para não nos preocuparmos com o futuro”, observa o diretor-presidente da Corsan, Flávio Ferreira Presser, lembrando que a alta degradação dos rios pode comprometer a captação, caso não se reduza o volume de poluição despejada nesses locais.

Apenas 15% do esgoto nos municípios atendidos pela companhia é tratado. A ampliação desse sistema deve gerar um benefício a longo prazo, segundo o diretor de Expansão, Marcus Vinicius Caberlon. Ele explica que o processo de renovação da água já deteriorada leva anos. Contudo, salienta que a iniciativa contribui para a qualidade de vida nas cidades e também para a saúde pública.

O diretor-presidente avalia que a população precisa entender que a responsabilidade e o problema do esgoto é de todos, não só do Estado. “Como não tem valor econômico, as pessoas só querem afastar”, ressalta.


Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895