Formação de ciclone traz ventos fortes ao RS nesta quarta-feira

Formação de ciclone traz ventos fortes ao RS nesta quarta-feira

Ar quente eleva as temperaturas no Estado, com máximas na casa dos 30°C em muitas cidades

MetSul Meteorologia

Ventos fortes devem atingir o RS nesta quarta-feira

publicidade

A formação de um ciclone no Rio da Prata traz ventos fortes, com presença de ar quente e seco no Rio Grande do Sul nesta quarta-feira. Assim, a nebulosidade diminui e o sol aparece na maioria das áreas. Há registro de nuvens em parte da fronteira com o Uruguai e no Sul do Estado.

De acordo com a MetSul Meteorologia, as rajadas de vento mais fortes devem se concentrar no quadrante Norte, na área de Santa Maria e nos Vales. A temperatura se eleva e deve fazer calor em diversas cidades. 

Em Porto Alegre, sol aparece entre nuvens. A mínima na Capital deve ser de 14°C, e a máxima chega aos 29°C.

Impactos da ventania

Porto Alegre e outras cidades tiveram já na segunda-feira rajadas de vento acima de 60 km/h, sem qualquer relação com ciclone, efeito de diferenças de temperatura e pressão no Rio Grande do Sul.

O impacto dos ventos ciclônicos, que por horas sopram com rajadas fortes, será mais sentido no Uruguai em departamentos do Sul e do Leste do país. Aqui, o Litoral Sul pode ter rajadas mais fortes. Um efeito indireto será vento forte do quadrante Norte. Quando ciclone se aprofunda no Prata, o sistema induz a formação de corrente de jato em baixos níveos da atmosfera. É como um corredor de vento a cerca de 1.500 metros de altitude da Bolívia até o Rio Grande do Sul, trazendo ar seco e quente, e no caso de hoje também fumaça de queimadas no Paraguai e no Centro-Oeste.

Merece atenção que uma frente fria ao avançar até quinta pelo Estado encontrará este corrente de vento divergente na frente, o que pode gerar vento forte na sua passagem e episódios isolados severos de ventania com danos.

Mínimas e máximas no RS

Capão da Canoa 15°C / 25°C
Caxias do Sul 12°C / 27°C
São Miguel 16°C / 31°C
Cruz Alta 16°C / 30°C
Bagé 12°C / 23°C
Pelotas 13°C / 22°C


publicidade

publicidade

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895