Fortunati destaca importância do muro da Mauá para a segurança da cidade

Fortunati destaca importância do muro da Mauá para a segurança da cidade

Elevação do nível do Guaíba neste domingo motivou o fechamento das comportas do cais

Correio do Povo

Elevação do nível do Guaíba neste domingo motivou o fechamento das comportas do cais

publicidade

Em entrevista coletiva no começo da noite deste domingo, o prefeito de Porto Alegre, José Fortunati, analisou os estragos causados pelas chuvas na Capital, a preocupação com o nível do Guaíba, o fechamento das comportas e defendeu a importância do muro do Cais Mauá.

"O muro da Mauá faz parte do sistema de proteção contra cheias. É importante que as pessoas compreendam isso para que não fiquem, por motivos estéticos, pedindo a saída do muro. Em momentos críticos, como o que estamos vivendo hoje, o muro é fundamental para dar segurança à cidade", declarou.

Na manhã deste domingo diversas famílias tiveram que deixar suas residências na região das ilhas. Até mesmo o pátio da Escola Estadual de Ensino Fundamental Alvarenga Peixoto, onde os 120 desabrigados estavam, na Ilha Grande dos Marinheiros, ficou alagado e as famílias precisaram ser levadas para o Ginásio Tesourinha. A mudança foi contrariada pelos atingidos, mas a Defesa Civil de Porto Alegre informou que o local estava insalubre para servir como abrigo.

O transporte foi feito por três ônibus da Carris. Equipes da Defesa Civil, o prefeito José Fortunati e o vice Sebastião Melo acompanharam o processo. “Certamente não é o local adequado, mas é o que melhor oferece condições para abrigá-las com solidariedade”, ressaltou Fortunati. Ainda pela manhã, outras 50 pessoas da Ilha das Flores foram levadas ao Tesourinha. Na Ilha do Pavão, 30 estão alojadas em igrejas e escolas. A remoção das famílias seguiu durante a tarde.

Durante à tarde, equipes da Prefeitura começaram o fechamento das comportas em razão do nível do Guaíba subir até 2,78m, marca histórica. Treze comportas foram fechadas, e segundo o prefeito, testadas para evitar alagamentos caso o Lago transborde.

publicidade

publicidade

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895