França vai tentar recuperar corpos de voo da Air France

França vai tentar recuperar corpos de voo da Air France

Escritório de Investigação e Análise já localizou duas caixas-pretas do avião

AFP

Tentativa de resgate de corpos da Air France pode começar em 24 horas

publicidade

Uma tentativa de resgate dos corpos dos passageiros do voo Rio-Paris da Air France será efetuada em um prazo "de 24 a 48 horas", indicou, nesta terça-feira, uma fonte ligada às buscas. As vítimas estão surbmersas no Oceano Atlântico desde 1º de junho de 2009, quando aconteceu o acidente entre o Rio e Paris que matou 228 pessoas.

A fonte se mantém, no entanto, muito prudente sobre os resultados desta operação, realizada pelos militares, já que os corpos das vítimas passaram muito tempo submersos.

O Escritório de Investigação e Análise para a Aviação Civil (BEA), órgão do governo da França que apura as causas do desastre do voo 447, resgatou nos últimos dias as duas caixas-pretas do Airbus A330, sendo uma delas em bom estado. Na parte encontrada ontem, havia registros fônicos - Cockpit Voice Recorder (CVR) -, levados pelo robô Remora 6000 à bordo do navio Ile de Sein. Já na caixa-preta localizada domingo estava o Flight Data Recorder (FDR), com os parâmetros de voo, as informações técnicas e as diferentes posições do manche.

A ministra dos Transportes da França, Nathalie Kosciusko-Morizet, havia anunciado que "a fase de retirada do avião poderá ser iniciada dentro de três semanas, um mês", assim como o "resgate dos corpos". "O problema dos corpos é um pouco espinhoso. Há um aspecto traumatizante, não sabemos em que estado estão", disse Robert Soulas, vice-presidente da associação francesa das famílias de vítimas Ajuda Mútua e Solidariedade AF447.

"É muito estimulante para nós que estávamos sem notícias e ainda tínhamos esperança de encontrar os corpos. Vamos poder enfim enterrá-los", afirmou, por sua vez, o brasileiro Nelson Marinho, presidente da Associação das Famílias das Vítimas do Voo AF447 Rio-Paris.

Bookmark and Share

Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895