Frente Parlamentar é lançada para agilizar ações contra a Covid-19 no RS

Frente Parlamentar é lançada para agilizar ações contra a Covid-19 no RS

Objetivo é intensificar busca de soluções emergenciais contra os impactos da pandemia no Estado

Christian Bueller

Foi instalada, nesta segunda-feira, a Frente Parlamentar em Defesa das Ações ao Combate do Coronavírus

publicidade

Solicitada pela deputada estadual Fran Somensi (Republicanos), foi instalada, nesta segunda-feira, pela Assembleia Legislativa, a Frente Parlamentar em Defesa das Ações Preventivas Direcionadas ao Combate do Coronavírus. O objetivo é intensificar ações na busca de soluções emergenciais contra o avanço e impactos da pandemia em todo o Rio de Janeiro. A deputada é também farmacêutica, especializada em farmacologia aplicada e criadora do projeto Farmácia Solidária no Estado.

“Entendemos a importância da vacina, mas o processo é lento. Sendo assim, precisamos ser mais efetivos”, ponderou a deputada. Fran Somensi elogiou o trabalho dos profissionais de saúde e hospitais, em uma guerra com “um inimigo invisível”. O dia de hoje (ontem) pode representar um ânimo, com ações equilibradas e qualificadas, em que economia e saúde andam de mãos dadas”, opinou. 

A parlamentar defende a formatação de debates em audiências públicas que reúnam entidades representativas de categorias e comunidade científica na sugestão de melhorias ao governo do RS e Assembleia Legislativa sobre o atual cenário atingido pela Covid-19. “Sem extremismos e politização”, reiterou. 

O primeiro encontro para compartilhar experiências foi marcado para o mesmo dia, horas mais tarde, de forma virtual. Para debater os protocolos do atendimento primário, foram convidados o diretor de infectologia do Hospital São Lucas (Pucrs), Fabiano Ramos, o pesquisador em virologia Breno Marzola, a diretora do Centro Estadual de Vigilância em Saúde, Cynthia Goulart, e o secretário de saúde do município de Búzios, no Rio de Janeiro, Marcelo Amaral. 

Presente no lançamento da frente parlamentar, o deputado federal Carlos Gomes (Republicanos), salientou que experiências bem-sucedidas como as que ocorrem na cidade fluminense podem ser replicadas no Estado. “Búzios conseguiu reduzir mortes e contágios”, lembrou o parlamentar, presidente da Comissão de Saúde da Representação Brasileira no Parlamento do Mercosul (Parlasul). 

Estiveram, ainda, no evento de lançamento da frente parlamentar o secretário-chefe da Casa Civil, Artur Lemos Júnior, representando o governo do RS, a presidente da Comissão de Saúde e Meio Ambiente na AL, deputada Zilá Breitenbach (PSDB), e os deputados Airton Lima (PL) e Frederico Antunes (PP). 

 


Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895