Frequentadores pedem revitalização de lago no Parque Moinhos de Vento, em Porto Alegre

Frequentadores pedem revitalização de lago no Parque Moinhos de Vento, em Porto Alegre

Local sofre com ação de pessoas que descartam sacos plásticos e outros tipos de embalagens nas águas

Cláudio Isaías

publicidade

O lago do Parque Moinhos de Vento, em Porto Alegre, sofre com a ação de pessoas que insistem em jogar sacos plástico e todo o tipo de embalagens no lago. Além disso, chama atenção dos frequentadores a cor da água - totalmente verde. A professora Ivete Maria Santini disse que gosta de tomar o seu chimarrão nas proximidades do lago. "Esse local merecia uma revitalização por parte do poder público", destacou. 

O publicitário Everton Martins que realiza exercícios físicos no Parcão lamentou a situação do lago. "Além do abandono do lago tem o fato da péssima educação das pessoas que jogam lixo dentro e no entorno do lago. Esse local merecia uma reforma", ressaltou. Na manhã desta sexta-feira, nem mesmo o aviso nas placas "Manter a limpeza do ambiente é tarefa de todos. Cuide do parque" foi suficiente para inibir a ação de alguns frequentadores que jogaram lixo no lago e no seu entorno. 

A fauna do lago é composta por aves, tartarugas, cágados, patos, peixes, ganso e marreco-de-pequim. Em um passeio pela região, é possível ver o descaso com a área e a falta de educação dos frequentadores. 

A estudante Adriana Martins, 30 anos, disse que a situação do lago está um horror e que muitas pessoas que circulam pela área e fazem as refeições nas margens do lago. "A cor verde e a sujeira não permitem que possamos ver as tartarugas e os peixes", destacou. Ela espera que o poder público possa resolver o problema em um local que é um dos mais visitados do Parcão pelo público. As empresas adotantes do parque são a Melnick Even, Grupo Zaffari, Hospital Moinhos de Vento e Panvel. 

Manifestação da Smamus 

A Secretaria Municipal do Meio Ambiente, Urbanismo e Sustentabilidade (Smamus) informa que, diariamente, os animais do lago são devidamente alimentados, não devendo receber dos frequentadores do parque alimentos inapropriados, como pipoca. Placas foram instaladas para orientar a população neste sentido. Os animais do Parcão encontram-se ativos, não há histórico de mortalidade e são monitorados com frequência pelos técnicos da secretaria.

Com relação a manutenção do lago, a secretaria destaca que ela é feita pela Secretaria Municipal de Serviços Urbanos (Smsurb). Quanto às empresas adotantes, o contrato de adoção não inclui ações de manutenção do lago e dos animais que ali habitam. Eles são responsáveis, tão somente, pela manutenção das áreas verdes e pelos espaços comuns de contemplação e recreação. A Smamus afirma que monitora com frequência a área e está estudando formas de tornar o lago do Parque Moinhos de Vento um local melhor para os animais que vivem ali.


Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895