Frio e estiagem mudam a paisagem de Erechim

Frio e estiagem mudam a paisagem de Erechim

Espécies de plantas antes cobertas pela barragem podem ser vistas em função do baixo nível das águas

Correio do Povo

Recuo da barragem de Erechim deixou à mostra espécies de plantas da região

publicidade

A seca, associada ao sol e às baixas temperaturas, mudou a paisagem de Erechim, na região do Alto Uruguai, nesta sexta-feira. A estiagem e o frio, sem a presença de geada, deixaram à vista a vegetação rasteira que existe embaixo d’água na barragem, que está 3,15 metros abaixo do nível normal.

“As sementes germinam rapidamente quando expostas intensamente ao sol junto com o solo seco. Como a água da barragem recuou, as plantas acabam aparecendo”, explica o diretor do licenciamento ambiental da Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Erechim, Gilberto Tomazin. “Existe uma diversidade de espécies no entorno da barragem. Gramínea, carrapichos, capim. Elas crescem rápido, em poucas semanas elas brotam, germinam e crescem”, detalha.

Segundo ele, o fenômeno não é comum na região. A última vez que isso ocorreu foi há sete anos. “Não costuma acontecer porque a barragem não costuma secar tanto como está acontecendo agora. A última vez foi em 2005, quando o nível da água ficou também muito baixo. E com uma geada qualquer, que normalmente acontece nessa época do ano, por exemplo, a vegetação morre. Por isso o fenômeno não costuma durar”, esclarece Tomazin.

Nesta sexta, o frio de 7,5ºC marcou o amanhecer na cidade e o tempo seco prevaleceu ao longo do primeiro dia do mês de junho, amenizando o anúncio da chegada do inverno.

Com informações do repórter José Ody

Bookmark and Share

Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895